A última versão do Bugatti Chiron finalmente foi revelada. Chamado de Chiron Profilée, esta criação feita sob medida têm recursos exclusivos por dentro e por fora, além de ser a 501ª cópia do hipercarro.
As 500 unidades anteriores foram vendidas e menos de 100 ainda precisam ser feitas. Assim, esta é a única chance de um colecionador colocar as mãos em um Chiron novinho em folha direto da Bugatti.
Descrito como sendo “uma interpretação menos radical do Pur Sport”, o novo Bugatti Chiron Profilée pode se parecer com qualquer outro Chiron existente, mas apresenta algumas novidades.
Por um lado, a asa traseira fixa é nova. Ela garante estabilidade em altas velocidades, aumenta a força descendente sobre o eixo traseiro e também suga o ar do compartimento do motor.
A grade em forma de ferradura é maior no modelo sob medida e também possui entradas de ar mais largas, além de um novo divisor frontal para fluxo de ar e força descendente otimizados. A cor externa Argent Atlantique é exclusiva dele. O carro também tem fibra de carbono exposta com coloração Bleu Royal Carbon, acabamento em alumínio e rodas exclusivas.
Por dentro, o Chiron Profilée é o primeiro do gênero com acabamento em couro trançado, que foi aplicado no painel, console central e placas das portas. A Bugatti afirma que mais de 2.500 metros de tiras de couro foram usadas para criar esse visual, e contribuindo para a natureza especial estão a moldura anodizada preta incrustada no console central e os assentos com couro Gris Rafale e Deep Blue.
A Bugatti levou em consideração os desejos do cliente de explorar uma versão menos radical do Pur Sport, e por isso começou o design e desenvolvimento do Chiron Profilee ainda em 2020, segundo o presidente da marca de luxo Christophe Piochon.
O chassi foi atualizado e o carro é 10% mais rígido em comparação com o Chiron Pur Sport. Ele também tem 50% a mais de curvatura negativa, o que melhora a aderência em curvas de alta velocidade sem sacrificar o conforto de direção.
A potência é fornecida pelo mesmo motor W16 quad-turbo de 8,0 litros, que ainda entrega 1.500 cv. Para acelerar de 0 a 100 km/h, o Chiron Profilée precisa de 2,3 segundos e apenas 5,5 segundos para chegar nos 200 km/h. Já a velocidade máxima do carro aumentou de 350 km/h no Pur Sport para 380 km/h.
O Bugatti Chiron Profilée chegará a leilão no evento RM Sotheby's Paris, no dia 1º de fevereiro, com uma porcentagem dos lucros beneficiando instituições de caridade, e deve chegar a uma soma de sete dígitos.