A BYD está completando 30 anos em 2024. A empresa que nasceu como uma statup com apenas 20 pessoas fabricando baterias para celulares, hoje é uma das maiores companhias do mundo no segmento automotivo produzindo somente veículos eletrificados (híbridos e elétricos).
No Brasil, a BYD é a 10ª marca que mais vende veículos, e está terminando a construção de uma fábrica em Camaçari, na Bahia, focada na produção de carros para o mercado local. Tal estratégia tem como objetivo colocar a marca chinesa entre as três principais do país em pouco tempo. As operações da linha começam no primeiro trimestre de 2025, e o primeiro carro será o SUV Song Pro, modelo que estreará o sistema híbrido-flex.
No entanto, a BYD tem alguns números que chegam a impressionar. E nós separamos cinco deles para vocês entenderem o tamanho da marca.
Nestes 30 anos, a BYD produziu 10 milhões de carros. Este número foi atingido na última segunda-feira (17), e o modelo foi o Denza Z9, veículo de luxo que está confirmado para o mercado brasileiro, e deve chegar ainda em 2025 junto com os modelos D9 e BAO 5.
Mas o que realmente impressiona nesses números é que desde a produção do primeiro carro da marca, em 2005, o F3 (baseado nitidamente no Toyota Corolla da época), até o Z9, em 2024, é a velocidade de escala produtiva que a BYD imprimiu nos últimos anos. Para se ter uma ideia foram 15 anos para produzir as primeiros 5 milhões de unidades, e as outras 5 milhões precisaram de apenas 15 meses.
A BYD fala que é uma empresa de engenheiros. Afinal de contas, a marca chinesa não faz apenas carros, mas também outros veículos de transporte de cargas e pessoas, desenvolve tecnologias, produz semicondutores, e até com monotrilhos está envolvida. Por isso, do total de aproximadamente 900 mil funcionários atualmente (e este número cresce a cada dia), mais de 100 mil são engenheiros dos mais variados tipos, com as mais variadas funções, e alocados em todos os centros de desenvolvimento e fábricas da marca na China e no mundo - um deles está sendo construído em Camaçari.
Isso mesmo. Por atuar em várias frentes que vão além dos carros eletrificados, a BYD é uma empresa que está constantemente buscando a inovação - assim como todas as empresas, é verdade. No entanto, o que impressiona na BYD é que, em média, 32 pedidos de patentes são feitos todos os dias. Você leu certo: diariamente! Atualmente, a companhia tem dezenas de milhares de patentes.
Recentemente a BYD apresentou o YangWang U9, seu primeiro hiper carro. O modelo que inicialmente tem apenas o mercado chinês como foco, tem 1.300 cv de potência máxima! Equipado com quatro motores elétricos, o U9 atingiu a marca de 391 km/h de velocidade máxima e a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em apenas 2,6 segundos.
US$ 28,2 (aproximadamente R$ 165 milhões)! Esse foi o faturamento da BYD no terceiro trimestre de 2024, deixando para trás a sua arquirrival no segmento de carros eletrificados, Tesla, que declarou faturamento de US$ 25,2 bilhões (cerca de R$ 145 milhões). Este número alcançado pela marca chinesa é 24% superior ao reportado no mesmo período do ano passado, mostrando que a companhia está em franco crescimento.