A BYD anunciou que começa a vender no mercado brasileiro o SUV Tan EV. A marca tinha aberto um link de pré-reservas no início de dezembro do ano passado, e registrou mais de 500 cadastros de intenção de compra do Tan EV.
Agora, divulgou que começa efetivamente a comercializar o modelo, um utilitário-esportivo com sete lugares e 100% elétrico, pelo preço de R$ 487.590. As 200 primeiras unidades do carro serão entregues acompanhadas por um Wallbox de 7,2 KWh sem custos adicionais. O Wallbox é fixado a uma parede e permite ao usuário recarregar as baterias do carro.
O BYD Tan EV é equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo. O dianteiro gera o equivalente a 245 cv e o traseiro, 272 cv. Isso proporciona uma potência combinada de 517 cv e um torque máximo conjunto de 69 kgf.m.
Com os dois motores, o Tan EV pode chegar à velocidade máxima de 180 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos - número digno de carro esportivo. O carro também tem a chamada "blade battery" – um conjunto de células de lítio-ferro-fosfato (LFP), mais finas e com células de energia de 800 ampères – consideradas inovadoras em segurança para veículos elétricos.
Com 4,87 m de comprimento, 1,95 m de largura, 1,72 m de altura e 2,82 m de entre-eixos, o modelo também é equipado com diversos dispositivos de assistência ao motorista - são 25 recursos de segurança de última geração, como câmera de visão surround HD de 360 graus e 11 radares externos.
Tem, ainda, bancos dianteiros elétricos com aquecimento e ventilação, banco do motorista ajustável em oito posições, e dos passageiros com quatro regulagens, ar-condicionado dual zone, carregamento sem fio para celulares e iluminação interna nas portas e painel de LEDS com 30 opções de configuração de cores.
O Tan EV terá garantia de cinco anos ou 500.000 km, e de oito anos sem limite de quilometragem para as baterias.
A marca informa que vendeu cerca de 93 mil veículos em janeiro deste ano, em todo o mundo. O número inclui todos os "veículos de passageiros de energia limpa" (elétricos, híbridos e de célula de combustível) da marca e representou aumento de 367% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Desse total, 46.386 foram elétricos puros, o que significa aumento de 221% em relação ao ano anterior. Já as vendas de híbridos plug-in somaram 46.540 unidades (alta de 761% em comparação a janeiro de 2021) e os movidos a célula de combustível tiveram 2.254 unidades entregues em janeiro. Em todo o ano passado, a BYD somou vendas de 600 mil unidades no mundo.
Por fim, a BYD também confirmou o lançamento de outros modelos para este ano, como o Han EV, um sedan premium elétrico. Segundo Henrique Antunes, diretor de vendas e pós-vendas da BYD Brasil, a marca também pretende ampliar sua rede de concessionárias e chegar a 45 lojas nas principais cidades brasileiras ainda este ano.