O BYD Dolphin Mini é um sucesso de vendas. Não por acaso se tornou o carro 100% elétrico mais vendido do Brasil logo no seu primeiro ano com mais de 21.800 emplacamentos. No entanto, em dezembro, o hatch subcompacto acabou sucumbindo diante do bom desempenho de dois veículos híbridos plug-in da marca chinesa.
Segundo dados fornecidos pela JATO Dynamics, no último mês do ano passado o carro da BYD mais vendido no país foi o Song Pro com impressionantes 4.083 emplacamentos. Já o segundo colocado, de maneira surpreendente, foi o King, com 1.950 unidades vendidas.
Levando em consideração todos os veículos (automóveis de passeio e comerciais leves), o SUV da BYD foi o 21º carro mais vendido em dezembro, e o sedã o 38º.
O BYD Dolphin Mini registrou 1.852 carros comercializados no período. Entre os modelos da marca chinesa, o 100% elétrico foi o terceiro mais emplacado. Já na classificação geral, o hatch foi o 42º.
O número do Dolphin Mini chama relativamente a atenção pois é o pior do modelo desde julho, quando emplacou somente 1.487 carros novos. Entre agosto e novembro, o BYD sempre vendeu mais de 2 mil unidades - destaque para outubro, quando chegou perto dos 3 mil emplacamentos (2.805).
O Song Pro se tornará em veículo ainda mais dominante e protagonista dentro da BYD no mercado brasileiro. Isso porque o SUV hoje importado da China, e com um sistema híbrido que consome apenas gasolina, será a partir de 2025 o primeiro híbrido-flex da marca e terá produção nacional - será feito na fábrica da marca em Camaçari, na Bahia.
Com emplacamentos desde julho, quando somou apenas 442 unidades vendidas, o Song Pro tem crescido mês a mês, superando a barreira dos mil SUVs comercializados já em agosto, das 2 mil em novembro, e culminando com seu recorde de 4.083 emplacamentos em dezembro.
Outro detalhe importante: com estes emplacamentos no último mês de 2024, o Song Pro foi o 9º SUV mais vendido no período, deixando para trás modelos 100% a combustão consagrados, como Jeep Renegade (4.002 unidades vendidas), Toyota Corolla Cross (3.771), Renault Duster (3.092) e Caoa Chery Tiggo 7 (2.844).