A BYD continua mostrando muita força no mercado brasileiro. De acordo com dados publicados nesta quinta-feira (4) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a marca chinesa registrou 5.500 emplacamentos, o que representou 2,32% de participação do mercado de carros de passeio e comerciais leves.
O número bota a BYD na 10ª posição entre as marcas que mais venderam no período, logo atrás das tradicionais japonesas Honda, 9ª colocada com 2,78% de market share, e Nissan, 8ª com 3,13%. As três primeiras colocadas foram Fiat, Volkswagen e Chevrolet.
O desempenho positivo posiciona a marca chinesa à frente de fabricantes do porte de Caoa Chery, Peugeot, Citroën, Ford, Ram e GWM, e sinaliza um início de 2024 forte.
Podemos aguardar a BYD com mais frequência entre as 10 principais do Brasil, e até mesmo incomodando Honda e Nissan. Não apenas pelos bons números de dezembro, mas também pela projeção de novos produtos - entre eles o Seagull, hatch menor que o Dolphin que deve chegar no primeiro trimestre com preço entre R$ 100 mil e R$ 120 mil.
O principal responsável por alavancar as vendas da BYD em dezembro foi o hatch 100% elétrico Dolphin, com 2.248 emplacamentos. O SUV Song Plus também foi bem, com 1.883 unidades vendidas. Destaque também para o Seal. O modelo foi o segundo sedã médio mais vendido do mês no Brasil, com 857 unidades emplacadas.
No acumulado do ano, no entanto, a BYD fechou na 15ª colocação na classificação geral, com somente 0,82% do mercado, e um total de 17.938 unidades vendidas.