A BYD celebra neste início de agosto um marco curioso: o sedã híbrido plug-in King (PHEV), lançado no final de junho, teve mais unidades emplacadas que as versões também híbridas do rival Toyota Corolla: 593 unidades do carro da BYD contra 348 do rival japonês, que é híbrido autorecarregável (HEV).
Mas na somatória das versões convencionais do Corolla, portanto as que são movidas por motor térmico, a diferença ainda é cruel: 3.500 unidades do carro da Toyota contra as mesmas 593 unidades do BYD King. No acumulado do ano, são 22.002 contra 671.
Depois do Corolla, em primeiro, o segundo colocado no ranking de sedãs médios em julho foi o Nissan Sentra, com 728 unidades; o BYD King é o terceiro, com as 593 unidades já citadas, seguido por VW Jetta (245 emplacamentos) e BYD Seal (221 registros).
O BYD King é o único sedã médio no Brasil que pode rodar até 120 quilômetros apenas na modalidade elétrica. Nos próximos meses, se mantiver a média, poderá assumir a segunda colocação geral entre os sedãs médios, já que o Corolla é disparado o mais vendido, mas o segundo lugar hoje pertence ao Nissan Sentra com um desempenho modesto - de apenas 3.260 unidades acumuladas no ano.
"A combinação de fatores como preço competitivo, design, tecnologia de ponta, eficiência energética e o melhor desempenho da categoria tornam o BYD King a melhor opção no segmento de PHEVs. A confirmação é a liderança que o sedã já assumiu em julho”, afirma Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD no Brasil.
A pergunta que fica é: de qual liderança ele fala? De sedãs híbridos? Porque se a gente for considerar só isso, ok, o King ficou na frente...
Mas há de se concordar que se destrincharmos uma categoria por versões ou tipos de motorização, abriríamos um leque inimaginável de novos líderes. E nós do WM1 não estamos de acordo com isso.
Quando vista como marca, a BYD se manteve, pelo quarto mês consecutivo, entre as dez montadoras que mais emplacaram no Brasil, com 6.082 novos modelos na rua em julho, somados aos 38.540 mil do acumulado do ano.
É a marca líder de vendas de veículos 100% elétricos na temporada - só no mês de julho foram 3.350
unidades. No acumulado do ano, são 25.692 EVs comercializados e mais de 72,41% de participação de mercado. Na prática, sete em cada dez veículos elétricos comercializados no país são da BYD.
Para se ter uma ideia, na comparação dos primeiros sete meses de 2023 com 2024, o crescimento foi de 1.400%. Se o comparativo for entre o total de vendas em 2023 (17.889) e o acumulado dos sete primeiros meses deste ano (38.540), o avanço já é de 115%.