A BYD lançou recentemente na China a versão híbrida do Tan. Por aqui, vale lembrar, o SUV de luxo de sete lugares - que na versão híbrida plug-in seria rival de Volvo XC90, Audi Q7 e BMW X7, entre outros - é oferecido há alguns anos somente na variante 100% elétrica, que inclusive testamos recentemente.
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Lá fora, o carro ganhou design atualizado, parecido com o desenho do SUV importado para o nosso mercado, e ainda mais tecnologia. A configuração PHEV combina um motor 1.5 turbo de 155 cv a outro elétrico, que juntos rendem 415 cv.
De acordo com a empresa, no entanto, a potência pode mudar dependendo da calibração de ajuste que for escolhida. O SUV, por lá, usa uma bateria de 21 kWh, que consegue oferecer alcance no modo puramente elétrico de até 115 quilômetros. A autonomia máxima, veja só, é de 1.150 quilômetros.
Importante lembrar que Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD, já havia comentado sobre a possibilidade de importar o Tan híbrido para o Brasil - durante uma entrevista para o colunista Jorge Moraes, um dos grandes nomes do jornalismo automotivo do nordeste brasileiro.
Vale dizer que a BYD termina de construir em Camaçari, na Bahia, sua primeira fábrica no Brasil - sim, justamente no espaço que era da Ford até 2021.
O BYD Tan é um SUV grande: são 4,87 m de comprimento, 1,73 m de altura, 1,95 m de largura e 2,82 m de entre-eixos, com uma terceira fileira de lugares no espaço onde também fica o porta-malas.
Lá fora, a nova versão híbrida ainda ganhou acabamentos escurecidos no lugar daqueles que eram cromados e suspensão reforçada graças às novas dimensões de peso.
Como dissemos, ainda não existe uma confirmação oficial por parte da BYD sobre a chegada do Tan híbrido, mas as chances de que o SUV venha para o país em algum momento de 2025 - assim como a variante híbrida do Seal -, existem.