Um dos principais receios de quem pensa em ter um carro elétrico é a demora para recarregar a bateria. Afinal, abastecer um veículo a combustão leva poucos minutos, enquanto a recarga de um elétrico pode levar horas. Mas parece que a BYD acaba de colocar um fim nesse problema.
A marca chinesa apresentou ao mundo a Super e-Platform, uma avançada plataforma elétrica que promete revolucionar o carregamento de carros elétricos. Em apenas cinco minutos – o tempo de pedir e tomar um café – a bateria recupera 400 quilômetros de autonomia, tornando-se a mais potente do mundo para modelos produzidos em massa.
A Super e-Platform alcança uma potência de carregamento de 1 megawatt (1.000 kW), o que permite a recarga de dois quilômetros por segundo. Esse avanço coloca torna a recarga de um elétrico tão rápida quanto o abastecimento de um carro a combustão.
Para viabilizar essa velocidade, a BYD desenvolveu uma bateria de carregamento ultrarrápido, reduzindo a resistência interna em 50% e alcançando uma corrente de 1.000A.
O motor também é inédito e atinge 30.000 RPM, o que melhora a eficiência e desempenho do veículo. Além disso, a Super e-Platform oferece uma potência de módulo único e motor único de 580 kW, o que faz com que o carro atinja velocidade máxima superior a 300 km/h.
A plataforma traz também os primeiros chips automotivos de carbeto de silício (SiC) para produção em massa, elevando a tensão para 1.500V. Além disso, a BYD criou um sistema de carregamento ultrarrápido com resfriamento líquido, com capacidade de até 1.360 kW.
Os primeiros modelos a receberem a Super e-Platform serão o Han L e o Tang L, que já estão em pré-venda na China e começam a ser entregues em abril.
Com um tempo de recarga tão rápido quanto o abastecimento de um carro a combustão, será que agora você compraria um carro elétrico?
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade