BYD Song Pro: futuro promissor no Brasil em 2025

SUV híbrido plug-in, modelo decolou em dezembro e dá sinais de que este ano poderá ser campeão de vendas

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Marcelo Monegato
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O BYD Song Pro poderá ser o grande destaque no universo dos carros híbridos e elétricos no Brasil, em 2025. O SUV, que estreou por aqui em julho, rapidamente caiu no gosto do consumidor: com 4.083 unidades emplacadas, fechou o mês de dezembro como o carro mais vendido - levando em consideração os modelos híbridos e também os elétricos, segundo dados da consultoria JATO Dynamics.

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Este número realmente impressionante coloca o Song Pro como forte candidato ao título de carro eletrificado mais vendido do Brasil este ano. Em 2023, este posto foi ocupado pelo companheiro Song Plus e pelo Dolphin Mini, em 2024.

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E bons argumentos para apostar no Song Pro não faltam. O primeiro deles é que o crescimento de vendas do modelo foi impressionante. Em apenas seis meses, o SUV híbrido plug-in saiu de 442 unidades emplacadas (julho) para 4.083 (dezembro), uma alta de 923,7%.

É válido destacar que a BYD adota uma política agressiva de preços. O Song Pro é vendido em duas versões: GL, por R$ 189.800, e GS, por R$ 199.800. Mas ambas têm fortes descontos que chegam a R$ 20 mil, o que torna o SUV mais competitivo e atraente também frente a concorrentes 100% a combustão.

Outro ponto super importante é que o Song Pro será um dos carros feitos pela BYD na fábrica de Camaçari, na Bahia. E isso deverá acontecer até março. A produção local não deverá tornar o SUV mais barato, mas o volume de unidades à disposição do consumidor brasileiro será maior, permitindo um número de emplacamentos mais alto e constante durante todo o ano. Atualmente o Song Pro é importado da China, o que o torna refém dos lotes que são destinados ao mercado brasileiro.

Outro fator relevante é que o Song Pro fabricado no Brasil será híbrido-flex. Aliás, o primeiro da BYD com esse sistema de propulsão no mundo. Com isso, o modelo ficará em pé de igualdade com o seu principal rival, o Toyota Corolla Cross.

Novos modelos híbridos chegaram ao mercado brasileiro em 2024, como o Fiat Fastback e Fiat Pulse. E outros deverão estrear durante o decorrer do ano - o que poderá fazer com que o Song Pro não seja o carro eletrificado mais vendido do Brasil em 2025.

A própria produção local do BYD Dolphin Mini, que também está confirmada, poderá consolidar o hatch 100% elétrico como "o cara" entre os eletrificados por aqui. Mas fato é que o Song Pro tem armas para ser dominante este ano.

BYD Song Pro: como é o SUV híbrido plug-in da marca chinesa?

O BYD Song Pro é um SUV híbrido plug-in. Tem um motor a combustão 1.5 aspirado somente a gasolina, que desenvolve 98 cv de potência máxima e torque de 12,4 kgf.m, e outro elétrico de 197 cv de potência e 30,5 kgf.m de torque. Na versão de entrada GL, a potência combinada é de 223 cv. Na GS, chega a 235 cv.

Além da diferença na potência combinada, as duas configurações têm baterias com tamanhos diferentes. Na opção GL, é de 12,9 kWh. Na GS, de 18,3 kWh. Leia a avaliação completa do modelo.

O BYD Song Pro será o primeiro híbrido-flex da marca, e será fabricado em Camaçari, na Bahia
Crédito: Divulgação
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Nas duas versões o Song Pro tem as mesmas medidas: 4,74 metros de comprimento, 2,71 m de distância entre os eixos, 1,71 m de altura e 1,86 m de largura. O porta-malas tem capacidade para 520 litros e o tanque de combustível leva 52 litros.

Já a lista de equipamento das duas configurações inclui central multimídia com tela de 12,8 polegadas, painel digital de 8,8 polegadas, CarPlay e Android Auto, som com seis alto-falantes, freio de estacionamento eletrônico, banco do motorista com ajustes manuais em seis posições, rodas de 18 polegadas, câmera 360 graus e quatro tomadas USB, sendo duas frontais e duas traseiras. A versão GS tem, a mais, carregamento de celular por indução e banco do motorista com ajustes elétricos.

Tags:BYD
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