A BYD encerrou o ano de 2024 com um ótimo mês. Em dezembro, a chinesa foi capaz de ultrapassar marcas tradicionais, caso de Honda, Nissan, Peugeot, Citroën e Ford.
O resultado foi obtido graças a uma participação de 4,14%, se considerado o mercado como um todo - ou seja, veículos de passeios e comerciais leves, conforme os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Mas a marca ficou atrás da
target="_blank" rel="noopener">Jeep, que conquistou 4,22% do mercado no último mês de 2024 e já pode ser considerada o próximo desafio da montadora chinesa.
Dessa forma, a fabricante de modelos como o Song e oDolphin Mini, líderes em suas categorias, tem apenas sete outras concorrentes à frente: Fiat, Volkswagen, Chevrolet, Hyundai, Renault, Toyota e a própria Jeep.
Contudo, não será fácil ultrapassar a montadora norte-americana. Compass e Commander são sucesso por aqui desde quando começaram a se vendidos, e com seus volumes de emplacamentos somados garantem para a Jeep também a liderança nos segmentos de SUVs médios e grandes, com 66.986 unidades e 21,4% do mercado em 2024.
No entanto, nos dados do acumulado do ano - ou seja, de janeiro e dezembro de 2024 -, a BYD cai duas posições em relação ao último mês do ano, com uma participação de 3,09%.
Vale destacar que a marca chinesa adquiriu a antiga instalação da Ford, em Camaçari, na Bahia. A marca pretende começar a produzir por lá ainda esse ano. Dessa forma, deverá ter um aumento considerável nos volumes e, por tabela, nas vendas. No local serão montados os modelos Dolphin Mini, Dolphin, e os SUVs Yuan Plus e Song Plus.