A Audi confirmou que o e-tron GT - carro de Tony Stark, o Homem de Ferro, em Vingadores: Ultimato - chega ao Brasil nos próximos meses. Cerca de 50 unidades entrarão em pré-venda agora, no mês de abril, e serão entregues entre setembro e outubro próximos. A primeira versão importada será a RS e-tron GT, a mais nervosa e rival direta do Porsche Taycan Turbo S, o mais insano da marca compatriota.
Depois chegam a versão mais civil do esportivo elétrico, chamada somente de e-tron GT, e ainda uma variante mais apimentada do já vendido e-tron Sportback, chamada e-tron Sportback S. Mas as novidades não param por aí.
O carro já havia sido confirmado pela empresa para nosso mercado em agosto do ano passado, quando ainda era conhecido pelo formato de conceito - embora sua versão de produção, feita na Alemanha, seja praticamente idêntica ao protótipo que foi guiado por Robert Downey Jr. durante as gravações dos filmes da Marvel.
Apesar de concorrente do modelo da Porsche, ambos compartilham plataforma e o sistema de 800V. Essa característica permite que a recarga seja feita em menos tempo do que sistemas convencionais de outros carros 100% elétricos - segundo a Audi, ele consegue recuperar cerca de 80% em pouco mais de 20 minutos e precisa de meia hora para a recarga completa (em carregadores rápidos).
Mesmo com o jeitão de esportivo compacto, o carro não é pequeno. São 4,96 metros de comprimento (maior que um A6), 1,96 m de largura, apenas 1,38 m de altura e incríveis 2,90 m de entre-eixos, o que significa ótimo espaço para quatro ocupantes. As medidas são exatamente as mesmas do rival da Porsche, acredite.
O Audi E-Tron GT tem 598 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e atinge os 200 km/h em pouco mais de 12 segundos. Com baterias de 90 kWh, o carro tem autonomia de 400 km. Já a versão RS, que chega antes, oferece 693 cv e algo perto de 90 kgf.m de torque, obviamente movido por um sistema de tração nas quatro rodas. Embora os dados oficiais não tenham sido revelados, tudo indica que o 0 a 100 km/h dessa versão mais nervosa fique na casa dos 3 segundos cravados.
A Audi revelou algumas outras novidades na coletiva virtual desta sexta-feira (26), mas também informou que ainda não tem fechado os valores da linha e-tron GT - e nem da nova versão do e-tron Sportback, que chega na sequência. Mas espere por valores próximos ao de um Taycan para cada versão correspondente do GT e por algo mais caro que o Sportback de R$ 550 mil na configuração "S" do SUV.
Carregadores rápidos: atualmente, a empresa tem cerca de 70 unidades instaladas e em funcionamento em todo o Brasil, mas acredita que até o final desse ano o número possa chegar a 100. Outra notícia divulgada foi que a rede de shoppings Iguatemi, que hoje tem 14 wallboxes de carregamento rápido para carros elétricos, terá sua capacidade dobrada até o final do ano, isso é, passará para 28.
Por fim, a atual rede de lojas com atendimento para a linha e-tron, que hoje contém 14 locais de atendimento, vai crescer para oferecer 21 pontos de assistência aos clientes da Audi nos próximos meses. Fique atento: no final de abril, durante a avant-première destinada ao modelo, o WM1 volta com informações sobre os preços do carro de Tony Stark.