Este protótipo da Volvo terá nome próprio, e não um "código" como acontece com todos os modelos da empresa sueca há décadas. A informação foi publicada pelo portal britânico Autocar após uma entrevista com o chefe mundial da fabricante, Hakan Samuelsson.
"Se você olhar para os carros de hoje, todos têm nomes muito 'projetados', como XC, T8 e All-Wheel-Drive. São especificações comuns", criticou o executivo, que também adiantou: "Falamos de uma nova geração de carros totalmente elétricos. É bom deixar claro que isso é um novo começo, e por isso não teremos números e letras. Vamos dar nomes a eles, como a uma criança recém-nascida", explicou.
A utilização de letras e números em carros da Volvo acontece desde os anos 1990. Funciona assim: a letra S é utilizada por sedãs; C era a letra escolhida para hatchbacks e cupês; V para peruas; e XC para SUVs - e cada uma dessas letras é acompanhada de um numeral que representa o tamanho do modelo.
Curiosamente, a Volvo vai na contramão do mercado, já que a utilização de letras e números é uma das atuais tendências da indústria automotiva, que considera esses códigos nomes mais fáceis de se padronizar globalmente - a Volks, por exemplo, adota só combinações de letras e números no recém-lançado portfólio de caros elétricos da família ID.
Fiel à herança do design escandinavo, representado principalmente pelos faróis com formato de um "T" deitado, conhecido como o "martelo de Thor", o carro das imagens dessa reportagem, o Concept Recharge, revelado recentemente, é um estudo de carro 100% elétrico sem motor a combustão que evoluiu a ponto de ter grandes proporções internas e excelente nível de eficiência aerodinâmica.
O resultado, como se vê, é uma carroceria com soluções que apoiam uma vida familiar sustentável. A primeira geração de carros elétricos da Volvo vai compartilhar plataforma com os atuais modelos híbridos, movidos por motores a combustão e elétricos, e isso requer um equilíbrio em proporções e espaço para poder justamente acomodar uma bateria e o próprio motor de combustão interna.
Mas alguns pontos devem mudar na próxima geração de carros elétricos da Volvo - o primeiro SUV totalmente pensado para ser elétrico da empresa vai usar uma base de tecnologia exclusiva e completamente nova, com pisos planos, conforme previsto no Concept Recharge.
Ao remover o motor e substituí-lo por uma bateria completa sob o piso, os designers aumentaram a distância entre-eixos e também puderam fazer crescer o tamanho das rodas do carro. Os resultados são saliências mais curtas, bem como muito mais espaço interno, que inclui uma grande área de armazenamento entre os bancos dianteiros.
No Concept Recharge, esses avanços levaram os designers a reposicionar os assentos, otimizar o perfil do teto e abaixar o capô do carro, mas é mantido o ponto de vista elevado de SUV, tão querido de motoristas de carros como XC40, XC60 e XC90. Essa abordagem também cria ganhos de eficiência na aerodinâmica em comparação com um utilitário, o que melhora o alcance.
Este conceito também apresenta uma nova linguagem de design. A grade tradicional foi substituída por uma estrutura semelhante a um escudo, apoiada por "uma nova interpretação" do design do "martelo de Thor". Luzes traseiras verticais exclusivas conectam-se à forte herança de design da marca, mas foram reinventadas e modernizadas.
Na parte de dentro, além de mais espaço e de uma melhor posição do assento para todos que estão na cabine, uma grande tela sensível ao toque de 15 polegadas é o centro de uma nova e aprimorada experiência do usuário para o sistema multimídia de próxima geração da empresa.
Projetada para ser lógica e intuitiva, a mais recente tecnologia de entretenimento da Volvo anda de mãos dadas com outras marcas do design da empresa: linhas limpas e uso extensivo de materiais sustentáveis e naturais dentro da cabine. "Dentro do Concept Recharge, criamos uma sensação de sala de estar verdadeiramente escandinava", finaliza Robin Page, chefe de design da fabricante.