Quem queria rivalidade entre Honda Civic Type R e Toyota GR Corolla hoje vê que a dupla de hatches segue firme e parelha na disputa de vendas: a cada mês um deles assume a liderança.
No mês passado o carro da Toyota vendeu mais: 14 unidades, contra nove do modelo da Honda. Em setembro, havia sido o contrário: oito Corolla contra 16 Type R.
Em agosto, o GR Corolla havia emplacado 15 unidades e o Civic nem apareceu no relatório. Em julho, a mesma coisa. No acumulado do ano, os números são os seguintes: 54 Corolla e 45 Civic.
Afinal, quem vence a briga?
Sabemos que, de tão ínfimos e "nichados", esses números de vendas nem são tão importantes para as duas montadoras.
Mas também apostamos que uma quer ficar na frente da outra. Ninguém quer ficar atrás, não é? E, afinal são carros de preço alto e, por isso, unitariamente bem rentáveis.
O Type R chegou em junho por R$ 429.990 com carroceria hatchback, motor 2.0 turbo de 297 cv com injeção direta, duplo comando de válvulas variável, câmbio manual e tração dianteira.
O GR Corolla desembarcou um pouco depois, em julho, com preços a partir de R$ 416.990.
O Toyota usa conjunto mecânico composto por um motor 1.6 turbo de três cilindros, com 305 cv e 37,7 kgf.m de torque, câmbio manual de seis marchas e tração integral.