Como anda o Peugeot 208 elétrico

Dirigimos a versão esportiva e sem motor a combustão do hatch compacto que acaba de ser lançada oficialmente no Brasil

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Fernando Miragaya
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Os carros elétricos não só vão dominar o mundo como já fazem as vezes de versões esportivas. O exemplo mais emblemático deste cenário irreversível é o Peugeot e-208 GT, o elétrico da marca francesa que acaba de ser lançado. A configuração sem motor a combustão do hatch chega ao Brasil por R$ 244.990 para ser, como a própria sigla do sobrenome sugere, a variante esportiva da linha compacta do fabricante por aqui.

Peugeot
Peugeot 208 elétrico acaba de ser apresentado oficialmente, mas nós já dirigimos
Crédito: Fernando Miragaya
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O WM1 já teve o primeiro contato com o Peugeot elétrico, em uma versão de testes quando a nova geração do 208 foi lançada no Brasil, em setembro do ano passado, e o modelo faz jus ao título de opção mais arrojada e topo de linha. A começar pelo desempenho bastante esperto já nas primeiras investidas no acelerador.

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Como todo elétrico, o motor enche instantaneamente e responde prontamente. Os 136 cv do e-208 GT empurram o carro com agilidade, só que o que mais surpreende no hatch plugado é seu comportamento. Se esta nova geração do compacto já mostra um bom acerto dinâmico, nesta versão sem motor flex encontrou seu melhor momento.

Dinâmico

Pneus mais estreitos e suspensão mais baixa garantem um carro bom nas curvas
Crédito: Fernando Miragaya
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Levemente mais baixo que as opções flex, o 208 elétrico agarra bem no asfalto e a carroceria torce bem pouco. Isso ficou ainda mais evidente no trecho de slalow em um condomínio fechado da zona oeste do Rio de Janeiro. Nas manobras, o modelo oscila pouco, ajudado ainda pelos pneus mais estreitos desta versão.

A proposta de esportividade ganha reforço na direção. Ágil e direta, ela aponta bem nas curvas. Mesmo assim, é preciso maneirar no pedal do acelerador. Qualquer pisada mais brusca faz o carro dar aquela leve "rabeada" e os controles de estabilidade e tração entrarem em ação.

Prático

Por fora, detalhe dos nichos da grade frontal do hatch elétrico que adotam a cor da carroceria
Crédito: Fernando Miragaya
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O ambiente a bordo, por sua vez, agrada bastante. O carro avaliado tinha nível de acabamento superior aos 208 importados da Argentina. O painel superior é revestido de plástico emborrachado, há diversos detalhes cromados, o freio de estacionamento é elétrico, enquanto a central multimídia é maior e trabalha em parceria com diversos botões no console.

A posição de dirigir é boa e mais baixa, e a proposta do i-Cockpit sempre merece elogios, com o volante pequeno e destacado do painel eletrônico e configurável. No e-208 GT, os bancos são diferentes, com desenho esportivo e que seguram bem o corpo. Porém, para quem gosta de colocar o assento mais elevado, o aro da direção inevitavelmente vai cortar sua visão dos instrumentos.

Autonomia do 208 elétrico

e-208 GT passa a ser a opção mais completa e cara da linha compacta da marca francesa
Crédito: Fernando Miragaya
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No conjunto, o e-208 GT se mostra uma opção de carro elétrico com uma boa pitada de esportividade. Mas que garante também uma rotina tranquila para o dia a dia na cidade. É bem equipado, com seis airbags e assistentes de auxílio ao motorista, com o pacote Adas, que oferece controle de cruzeiro adaptativo com alerta de colisão e frenagem de emergência, alerta e correção de faixa, sensor de ponto cego, reconhecimento de placas e assistente de farol alto.

Sem falar na funcionalidade e economia prometida. A autonomia declarada é de 340 km. Na prática, quem roda diariamente 60 km provavelmente vai precisar carregar o 208 elétrico apenas nos fins de semana.

Materiais emborrachados no painel e central multimídia com tela maior são alguns dos diferenciais do 208 elétrico
Crédito: Divulgação
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