O Jeep Compass mudou o jogo! Em menos de 15 dias, o modelo fabricado em Goiana (PE) simplesmente saiu de uma terceira colocação entre os SUVs médios mais vendidos em outubro para deixar o badalado Caoa Chery Tiggo 7 para trás e passar a brigar pela liderança com o Toyota Corolla Cross, unidade a unidade (falaremos disso mais adiante).
Mas a pergunta que fica é: como o Jeep Compass fez isso?
A resposta passa por uma série de estratégias comerciais junto aos concessionários, que resultaram em uma segunda metade de mês extremamente forte.
Nos primeiros 20 dias de outubro, dados preliminares da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostravam o Corolla Cross em uma liderança confortável e o Tiggo 7 algumas unidades à frente do Compass. Um cenário similar ao de setembro.
No entanto, nos últimos dias do mês o Jeep pisou fundo no acelerador e não apenas passou facilmente o Caoa Chery como também encostou no Toyota, passando a disputar a liderança de vendas da categoria. Aliás, vale ressaltar que a briga entre Compass e Corolla Cross não é apenas para ver qual é o mais vendido em outubro, mas qual é o SUV médio mais emplacado no ano (2024).
Diante desta posição incômoda, a Jeep começou a tirar seus coelhos da cartola, ou melhor dizendo, trabalhar questões de preços do Compass nas concessionárias.
De acordo com fontes ligadas ao mercado, logo no início do mês a Jeep aplicou um desconto de aproximadamente R$ 30 mil para a versão de entrada Sport. Esta não é uma das versões mais vendidas do Compass, mas serve como chamariz para o cliente ir até uma concessionária da Jeep e ver outras configurações do modelo.
A estratégia não surtiu o efeito desejado, e não alavancou as vendas logo de cara. Desta maneira, na segunda metade do mês, a Jeep então trabalhou um bônus de cerca de R$ 20 mil nas versões Longitude, Limited e S. E aqui o jogo começou a mudar.
Após emplacamentos modestos nos 21 primeiros dias de outubro, o Compass passou a ter números forte de vendas. Segundo nossa fonte, não apenas as vendas diretas cresceram, mas também, e principalmente, as vendas no varejo ganharam tração.
E os números de emplacamentos do Jeep deverão continuar em alta nos próximos dias, pois muitas dessas vendas realizadas com esse bônus ainda se tornarão emplacamentos computados pela Fenabrave.
Vale destacar aqui que a Jeep utiliza estratégias que a Caoa Chery não consegue usar com o Tiggo 7. Primeiro pelo fato de mais de 90% dos emplacamentos do SUV feito em Anápolis (GO) serem da versão de entrada Sport, que já tem um preço extremamente competitivo (hoje parte de R$ 144.990). Assim, não há como aplicar qualquer tipo de bônus ou desconto nesse veículo. Além disso, não há uma capacidade de produção tão forte quanto a da Jeep. O próprio Tiggo 7 Sport enfrenta uma fila de espera de aproximadamente 90 dias, algo que não acontece com o Compass.
Vale dizer também que a Jeep trabalha de forma consistente as vendas diretas, especialmente para locadoras, algo que a Caoa Chery não faz com o Tiggo 7. Apenas como exemplo, para atender a demanda altíssima de Tiggo 7 Sport, a marca optou por suspender as vendas do modelo para o público PcD (Pessoa com Deficiência).
Portanto, apesar de o Tiggo 7 – especialmente o Tiggo 7 Sport – ser um carro extremamente competitivo e desejado pelos clientes, as estratégias de vendas da Jeep tornam o Compass muito forte no mercado.
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