O sono da Toro começa a ser perturbado oficialmente. A Ford finalmente apresentou nos Estados Unidos a Maverick, sua picape médio-compacta que vai concorrer diretamente na categoria do modelo da Fiat. Com jeitão de mini-F-150, o modelo da marca norte-americana é produzido no México e será lançado no Brasil no segundo trimestre de 2022.
Conforme o WM1 adiantou em projeções exclusivas, a Ford Maverick adotou um estilo bem menos ousado que a Toro. A dianteira pegou os elementos da F-150 - picape médio-grande que chegará ao Brasil ainda este ano -, com elementos horizontais, faróis em forma de "C" integrados à grade e capô bastante reto.
No restante do estilo, a Ford Maverick até decepciona, já que se rendeu ao lugar-comum das picapes médias. Na traseira, lanternas verticais e volumosas que invadem um pouco as laterais, e a tampa da caçamba com cavidades e o nome do modelo. O veículo tem linha de cintura reta e elevada e laterais limpas, sem vincos ou saliências. De perfil, inclusive, lembra muito a Ranger.
Graças a este porte, porém, a Ford Maverick parece bem maior - do que realmente é - que a sua rival da Fiat. Com 5,07 metros, é 13 cm mais comprida que a Toro. A picape mexicana tem a mesma largura e altura da concorrente (respectivos 1,84 m e 1,74 m), mas ganha também no entre-eixos de 3,07 m, cerca de 8 cm a mais.
Por dentro, a Ford Maverick vai parecer bem familiar aos mais atentos. É que a picape usa o mesmo volante, quadro de instrumentos e seletor de marchas por botão do recém-lançado SUV médio Bronco Sport - só não tem o cavalinho no miolo da direção. Chamam a atenção a central multimídia destacada do painel e com um porta-objetos integrado na lateral e outro atrás da tela.
O interior ainda tem detalhes do acabamento em bronze no tablier e nas maçanetas. No revestimento da porta, elementos geométricos em uma cor cinza claro e um curioso porta-copos por encaixe. Abaixo do banco traseiro, um compartimento para guardar volumes ou ferramentas.
A Ford Maverick foi apresentada no mercado norte-americano com duas opções motores. O conjunto híbrido com câmbio CVT e potência combinada de 193 cv é herdado do Escape Hybrid (SUV que será vendido aqui) e equipa as versões de entrada, com preços a partir de US$ 20 mil (mais de R$ 100 mil em conversão direta pela cotação de 7/6).
Mas o conjunto cotado para a Maverick que virá para o Brasil é o 2.0 Ecoboost turbo, mesmo do Bronco Sport - com quem a picape compartilha plataforma. Nos EUA, são 253 cv de potência e 38,3 kgf.m transmitidos pelo câmbio automático de oito marchas. Nestas versões, a picape pode ter tração integral.
A Ford vai ter de fazer muita conta para chegar com a Maverick do México a um preço competitivo. Isso porque a Toro foi renovada recentemente e a Fiat manteve o velho motor 1.8 E.torQ aspirado para segurar o preço do modelo em iniciais R$ 114.590. Mesmo assim, com o novo turboflex de 185/180 cv, a picape produzida em Goiana (PE) fica abaixo dos R$ 120 mil.
Fontes dentro da Ford, que se tornou uma importadora de veículos no Brasil, dizem que a Maverick, hoje, não chegaria por menos de R$ 140 mil. Porém, a empresa pode apelar para as variantes com tração 4x4 e híbridas - mais caras - para ter diferenciais dentro da linha.
Até porque a montadora vai ter de compensar a capacidade da Ford Maverick. O modelo mexicano, apesar de oferecer caçamba com volume de 943 litros, tem carga útil de 680 kg, 70 kg a menos que a Toro turboflex - e mais de 300 kg inferior que as versões turbodiesel da Fiat.