Conheça a Ford Maverick, a rival da Fiat Toro

Marca norte-americana lança sua picape médio-compacta nos Estados Unidos. Modelo desembarca aqui no início de 2022

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Fernando Miragaya
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O sono da Toro começa a ser perturbado oficialmente. A Ford finalmente apresentou nos Estados Unidos a Maverick, sua picape médio-compacta que vai concorrer diretamente na categoria do modelo da Fiat. Com jeitão de mini-F-150, o modelo da marca norte-americana é produzido no México e será lançado no Brasil no segundo trimestre de 2022.

Ford Maverick 2l Ecoboost Awd Lariat 05
Faróis em "C" e linhas horizontais herdadas da F-150 ditam o design da Ford Maverick
Crédito: Divulgação
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Conforme o WM1 adiantou em projeções exclusivas, a Ford Maverick adotou um estilo bem menos ousado que a Toro. A dianteira pegou os elementos da F-150 - picape médio-grande que chegará ao Brasil ainda este ano -, com elementos horizontais,  faróis em forma de "C" integrados à grade e capô bastante reto.

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No restante do estilo, a Ford Maverick até decepciona, já que se rendeu ao lugar-comum das picapes médias. Na traseira, lanternas verticais e volumosas que invadem um pouco as laterais, e a tampa da caçamba com cavidades e o nome do modelo. O veículo tem linha de cintura reta e elevada e laterais limpas, sem vincos ou saliências. De perfil, inclusive, lembra muito a Ranger.

Maior que a Toro

A nova Ford Maverick tem desenho de uma picape média e parece até uma Ranger vista de lado
Crédito: Divulgação
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Graças a este porte, porém, a Ford Maverick parece bem maior - do que realmente é - que a sua rival da Fiat. Com 5,07 metros, é 13 cm mais comprida que a Toro. A picape mexicana tem a mesma largura e altura da concorrente (respectivos 1,84 m e 1,74 m), mas ganha também no entre-eixos de 3,07 m, cerca de 8 cm a mais.

Por dentro, a Ford Maverick vai parecer bem familiar aos mais atentos. É que a picape usa o mesmo volante, quadro de instrumentos e seletor de marchas por botão do recém-lançado SUV médio Bronco Sport - só não tem o cavalinho no miolo da direção. Chamam a atenção a central multimídia destacada do painel e com um porta-objetos integrado na lateral e outro atrás da tela.

Volante e quadro de instrumentos são os mesmos do Bronco Sport. Seletor de marchas também é por botão
Crédito: Divulgação
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O interior ainda tem detalhes do acabamento em bronze no tablier e nas maçanetas. No revestimento da porta, elementos geométricos em uma cor cinza claro e um curioso porta-copos por encaixe. Abaixo do banco traseiro, um compartimento para guardar volumes ou ferramentas.

Com qual motor a Ford Maverick vem para o Brasil?

A Ford Maverick foi apresentada no mercado norte-americano com duas opções motores. O conjunto híbrido com câmbio CVT e potência combinada de 193 cv é herdado do Escape Hybrid (SUV que será vendido aqui) e equipa as versões de entrada, com preços a partir de US$ 20 mil (mais de R$ 100 mil em conversão direta pela cotação de 7/6).

Mas o conjunto cotado para a Maverick que virá para o Brasil é o 2.0 Ecoboost turbo, mesmo do Bronco Sport - com quem a picape compartilha plataforma. Nos EUA, são 253 cv de potência e 38,3 kgf.m transmitidos pelo câmbio automático de oito marchas. Nestas versões, a picape pode ter tração integral.

Vai custar quanto a Ford Maverick?

Picape chegará ao mercado brasileiro com o mesmo motor Ecoboost do Bronco Sport
Crédito: Divulgação
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A Ford vai ter de fazer muita conta para chegar com a Maverick do México a um preço competitivo. Isso porque a Toro foi renovada recentemente e a Fiat manteve o velho motor 1.8 E.torQ aspirado para segurar o preço do modelo em iniciais R$ 114.590. Mesmo assim, com o novo turboflex de 185/180 cv, a picape produzida em Goiana (PE) fica abaixo dos R$ 120 mil.

Fontes dentro da Ford, que se tornou uma importadora de veículos no Brasil, dizem que a Maverick, hoje, não chegaria por menos de R$ 140 mil. Porém, a empresa pode apelar para as variantes com tração 4x4 e híbridas - mais caras - para ter diferenciais dentro da linha.

Até porque a montadora vai ter de compensar a capacidade da Ford Maverick. O modelo mexicano, apesar de oferecer caçamba com volume de 943 litros, tem carga útil de 680 kg, 70 kg a menos que a Toro turboflex  - e mais de 300 kg inferior que as versões turbodiesel da Fiat.

Assista ao vídeo da Ford Maverick

 

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