Mais do que apenas uma picape, a RAM levou à Europa uma versão da 1500 que ajudará a salvar vidas. Chamada de Limited RED, a configuração tem pintura all black e detalhes vermelhos em alusão à fundação de mesmo nome, que é responsável por ajudar a mitigar o impacto global da AIDS.
O visual monocromático tem grade, molduras dos faróis, gancho de reboque, pontas de escape e capas de espelho escurecidos. O mesmo vale para as rodas de alumínio de 22 polegadas.
As únicas quebras desse padrão de tom no exterior estão na logo na grade e nas portas da frente. O interior é todo em couro preto, mas há uma logo na cor vermelha no apoio de braço central, com a inscrição RED.
O conjunto mecânico da picape é composto pelo motor Hemi V8 de 5.7 litros, 400 cv e 55,6 kgf.m, além de um sistema híbrido leve chamado de eTorque. A tecnologia usa uma pequena unidade elétrica para abastecer uma bateria de 40 Volts. A energia gerada não traciona as rodas, mas auxilia o motor em algumas situações extremas.
A transmissão é automática de oito marchas e a tração é 4x4. Com essa mecânica, a RAM 1500 Limited RED consegue puxar impressionantes 5.1 toneladas e levar até 807 quilos em sua caçamba.
Fruto de uma parceria entre a Stellantis e o Fundo Global RED, a versão da 1500 já faz parte do portfólio da RAM para o mercado norte-americano e canadense desde 2021, mas agora será expandida para a Europa.
A organização RED foi fundada em 2006 pelo cantor Bono Vox, vocalista da banda irlandesa U2, e Bobby Shriver, com o objetivo de combater o avanço da AIDS e de outras crises de saúde globais, como ocorreu durante a pandemia de Covid-19.
De acordo com a RAM, o valor gerado com a venda do modelo faz parte de um compromisso da Stellantis de 4 milhões de dólares (R$ 20,3 milhões, em conversão direta) com a organização.