A Toro é, sem dúvida, uma grande sacada da Fiat. Afinal, o modelo está em um nicho de mercado onde nada de braçadas. Com desenho que foge do lugar-comum e variedade de versões, ela se situa entre as picapes compactas e médias com um custo/benefício atraente. Não admira que outras marcas já preparem sua resposta.
Ford, General Motors, Hyundai e Volkswagen já desenvolvem futuras picapes rivais da Fiat Toro. São modelos que se assemelham ao porte do veículo da marca italiana. Alguns projetos já estão bem adiantados. Outros, ainda na fase inicial.
Mas será que elas vão conseguir fazer frente à Toro? A picape é o segundo comercial leve mais vendido do país, atrás apenas da Strada e bem à frente da Renault Oroch, que chegou até antes ao mercado, mas tem poucas versões e não empolga no design.
A Fiat, é claro, já se prepara para a ofensiva e planeja mudanças no seu modelo para 2021. Agora, veja as futuras picapes rivais da Fiat Toro:
A resposta da Volkswagen para a Toro já está pronta para ser lançada. A expectativa era fazer a apresentação oficial da Tarok no Salão de São Paulo - mesmo evento em que foi apresentada como conceito em 2018. Porém, a feira deste ano foi cancelada. Com isso, a estreia da picape da Volks ficará para o início de 2021.
A Tarok já foi até registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e será produzida sobre a plataforma MQB, a mesma de Polo, Virtus, T-Cross e do futuro SUV-cupê Nivus. Entre as motorizações, são esperados apenas os turbinados. O 1.0 TSI de até 128/116 cv vai servir às versões de entrada.
A topo de linha, contudo, deve vir com o 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgf.m de torque, câmbio automático de seis marchas e tração integral 4Motion. Assim como o Nivus, a Tarok é um projeto brasileiro e depois deve ganhar outros mercados no mundo - a picape-conceito já foi exposta em Nova York e Frankfurt.
A médio-compacta da Hyundai também já apareceu como conceito, só que há um bom tempo, no Salão de Detroit de 2015. A marca sul-coreana confirmou que fabricará sua picape com base no ensaio e a Santa Cruz já até foi flagrada camuflada.
O modelo será produzido inicialmente nos Estados Unidos sobre a mesma plataforma do New Tucson e o lançamento oficial deve acontecer em 2021. Usará estrutura monobloco e o motor 2.5 aspirado dos sedãs Sonata e Azera, aliado a uma caixa automatizada de dupla embreagem e oito marchas.
A Santa Cruz deve preservar esse nome globalmente. A Hyundai não fala sobre lançamentos futuros, mas a picape também está cotada para ser vendida no Brasil, o que ocorreria lá para 2022.
A marca americana prepara uma das picapes rivais da Fiat Toro na Austrália. O modelo é baseado no Ford Focus, cuja produção foi encerrada em diversas regiões do mundo, inclusive no Mercosul. Denominado Projeto P758, o modelo pode ser produzido na Argentina e ser lançado no Brasil até 2022.
Segundo informações da imprensa europeia, o futuro modelo usará motor 2.0, câmbio automático de oito marchas e tração dianteira - com opção de 4x4. Por aqui, deve ficar com o 2.0 DirectFlex, aspirado, com injeção direta e até 176 cv de potência - mesmo da versão Storm do EcoSport.
Uma mula da picape médio-compacta da Ford foi flagrada e mostra que o modelo usará cabine dupla, terá caçamba ampla e desenho que remete às primeiras Ranger. Informações que circulam na Europa acham pouco provável o veículo ter variantes de carroceria, para não elevar os custos.
O Brasil é um dos cinco centros mundiais de desenvolvimento de veículos da General Motors - e justamente o responsável por picapes. É aqui onde o fabricante prepara mais uma das futuras picapes rivais da Fiat Toro.
Em setembro de 2019, o presidente da GM para o Mercosul, Carlos Zarlenga, deixou a entender que um dos focos da montadora por aqui é justamente o segmento dominado pela Toro. O certo é que a nova picape será produzida na Argentina sobre a plataforma do Tracker.
Da nova geração do SUV, recentemente lançada, trará o motor 1.2 turbo, com 133/132 cv e 21,4/19,4 kgf.m a 2.000 rpm. O desenho dianteiro também deverá ser inspirado no utilitário. O modelo poderá usar até o nome Montana - o veículo compacto ainda persiste em duas versões, mas teria a produção encerrada.