A Audi passa por um momento de transformação. "A família A5 marca o próximo passo em nossa ofensiva de modelos", afirma Gernot Döllner, CEO global da empresa. Mas o que isso quer dizer?
Significa que o reposicionamento de carros - e de seus nomes - será profundo. No próximo dia 16 de julho, a marca vai revelar um novo Audi A4 - que, veja bem, será chamado de Audi A5.
Não erramos a digitação. É isso mesmo: a fabricante de Ingolstadt decidiu dedicar números ímpares a modelos com motores a combustão, enquanto os pares representarão os carros elétricos.
A marca das quatro argolas promete lançar 20 novos modelos nos próximos dois anos, sendo 10 deles totalmente elétricos.
Döllner confirmou a estratégia e disse que essa nova estrutura de nomenclatura começa com o novo A5. "Nos próximos dias, apresentaremos a nova família A5. O Audi A6 e-tron será lançado no final do mês e o novo Q5, em setembro", revelou o executivo.
Os três veículos ainda não estão confirmados para o mercado brasileiro, mas isso certamente deve acontecer durante 2025.
"A nova família A5 estreará no dia 16 de julho e representará o início da próxima geração de motores a combustão da empresa, que será mais eficiente graças à condução parcialmente elétrica", disse ele, revelando que o novo A5 (o antigo A4) será híbrido.
O executivo informou, ainda, que o A6 e-tron será o primeiro Audi 100% elétrico disponível nas carrocerias Sportback (hatch) e Avant (perua). Segundo ele, o design marcante, o desempenho, a eficiência e a autonomia são razões para se mudar para a mobilidade elétrica.
Ou seja, o A6 deixará de ser um sedã e passará a ser um carro médio com opções de carroceria hatch e perua - e 100% elétrico.
"O Audi Q5 representa o sucesso da Audi há mais de 15 anos. Com a terceira geração do SUV, vamos começar a rejuvenescer o portfólio de utilitários com motores a combustão e versões parcialmente eletrificadas", revelou o executivo, confirmando que o Q5 também passará por uma hibridização.
Em resumo, dá para concluir que não existirá mais carro da Audi com carroceria específica - como A4 e A6, que eram os sedãs médio e grande da empresa há décadas.
A nomenclatura para identificar sedãs/hatches/peruas e SUVs, no entanto, deve ser parecida: carros que começarem com "A" deverão ter uma das três carrocerias citadas acima (hatch, sedã ou perua); carro que começarem com "Q" deverão ser SUVs.
Quanto maior o número, maior o tamanho do carro. Se for ímpar, híbrido; se for par, 100% elétrico. Um Audi Q6, portanto, será um SUV médio elétrico, enquanto um A8 poderá ser um hatch, sedã ou perua com motorização híbrida.
Alguma dúvida?