A Ford Transit já tem data para voltar ao Brasil. O modelo, que foi vendido aqui até 2014 só na configuração van, virá desta vez em linha mais completa. Chega em 2021, quando começará a ser produzida no Uruguai.
A fabricação da linha de comerciais leves no país vizinho foi confirmada pelo fabricante após encontro de executivos da marca com o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou. A produção será realizada em parceria com a Nordex, montadora local de caminhões e de automóveis de passeio, e visa abastecer os mercados da América do Sul.
A linha de montagem incluirá, além da van de passageiros, as versões minibus e furgão de carga, e as variantes chassi-cabine, simples e dupla. Segundo comunicado, Ford e Nordex investirão US$ 50 milhões e a produção no Mercosul irá gerar 200 empregos diretos.
A primeira passagem da Ford Transit pelo Brasil começou no fim de 2008, com a van importada da Turquia com motor 2.4 de 115 cv e proposta de modelo mais sofisticado e equipado no segmento. Depois, adotou o 2.2 Duratorq de 125 cv.
Em 2014, mudou de geração e deixou de ser vendida por aqui. Atualmente, é o veículo comercial mais vendido na Europa. A marca, contudo, ainda não confirmou datas e opções de motores o Brasil.