O Bronco finalmente ressurge. O icônico jipão da Ford teve sua nova geração revelada e, dentro dos novos tempos, é lançado também em uma configuração menor e não tão fora de estrada. Com o sobrenome Sport, esta variante genuinamente mais SUV será importada do México para o Brasil a partir de 2021.
O novo Ford Bronco Sport é uma espécie de Bronco "Nutella". A começar pela plataforma C2, sobre monobloco e com suspensão traseira independente multibraço, a mesma do Focus e do Escape - enquanto o modelo tradicional mantém sua base sobre longarinas. Isso significa promessa de um conforto no rodar no asfalto mais apurado.
O motor do Ford Bronco Sport é sempre o EcoBoost turbo, em duas variantes. O 1.5 três cilindros que gera 184 cv e 26,3 kgf.m a 3.000 rpm - cotado para o Territory, que será lançado no Brasil em agosto próximo. Já o 2.0 quatro cilindros tem 248 cv e 38 kgf.m a 3.000 rpm. Os dois usam câmbio automático de oito marchas e tração integral com reduzida e bloqueio do diferencial.
No porte, o Bronco Sport se aproxima de SUVs médios vendidos aqui, como Jeep Compass, Chevrolet Equinox, Hyundai New Tucson e Kia Sportage. O modelo da Ford tem 4,38 metros de comprimento e 2,67 m de entre-eixos.
O estilo mais quadradinho do Bronco Sport pode ajudar a marca americana a posicioná-lo no Brasil. Isso porque o Territory chega importado da China com seu desenho mais classudo, com preços por volta dos R$ 150 mil, e de olho principalmente no Compass, além das versões iniciais de Equinox e VW Tiguan - os planos iniciais previam a produção do Ford na Argentina a partir de 2021.
O Bronco Sport chegaria com uma proposta mais aventureira para brigar no andar de cima. Ou seja, as versões mais caras dos modelos citados, entre R$ 170 mil e R$ 200 mil.
Já a chegada do Bronco "raiz" seria uma estratégia de nicho para brigar com veículos com proposta off-road, como Jeep Wrangler e o recém-lançado novo Land Rover Defender. Tem configurações duas e quatro portas, com tetos removíveis. O modelo maior mede 4,82 m no comprimento e 2,95 m no entre-eixos.
A suspensão traz um eixo rígido da Dana e há bloqueio do diferencial traseiro, além do central. Os motores reforçam a força para o fora de estrada. Também são da família EcoBoost, só que um 2.3 de 270 cv e um V6 2.7 de 310 cv, com câmbio manual de sete marchas ou automático, de 10 velocidades - transmissão que equipa o novo Mustang e também o Chevrolet Camaro.
Bom lembrar que a Ford já disse que vai focar em SUVs, especialmente no Mercosul. Além de Bronco Sport e Territory, a marca planeja um novo jipinho urbano acima do EcoSport e abaixo do modelo chinês que chega em agosto. Este modelo seria justamente o Escape, que é chamado de Kuga em alguns mercados.