Sonho de consumo dos jovens na primeira metade dos anos 1990, a Ford Ranger Splash ficou marcada pelas cores chamativas e o visual com toque retrô da caçamba com para-lamas destacados. A picape fez sucesso nos Estados Unidos, onde era fabricada, e só chegou ao Brasil por meio de importação independente – que a tornava ainda mais exclusiva.
Atualmente, uma Ranger Splash V6 em bom estado de conservação pode custar facilmente mais de R$ 100 mil.
Mais de duas décadas depois de aproveitar o sucesso da Ranger Splash, a Ford decidiu ressuscitar a série especial na geração atual da picape, que voltou a ser fabricada nos Estados Unidos.
Ainda que não tenha mais a caçamba chamada pelos norte-americanos de “stepside”, a nova Ranger Splash também aposta em cores berrantes e adesivos decorativos na carroceria, rodas de liga leve de 18 polegadas pintadas de preto e acabamento interno com detalhes em laranja.
Com tiragem limitada, a picape será comercializada em dois pacotes até o final do ano. O primeiro, chamado Splash Package, conta com grade frontal, para-choques, espelhos retrovisores e molduras dos para-lamas em preto brilhante.
Já o Splash Limited Edition será oferecido com cores exclusivas para a carroceria e produção restrita a algumas centenas de unidades.
A Ranger Splash será equipada com o motor EcoBoost 2.3 turbo a gasolina de 273 cv de potência e 42,8 kgf.m de torque. A transmissão é automática de 10 marchas.
Como comparação, a antiga Splash, dos anos 1990, era movida por um V6 de 4.0 litros a gasolina de 162 cv e 30,4 kgf.m, com transmissão manual de cinco velocidades ou automática de quatro velocidades.