Tabus são feitos para serem quebrados e o SUV-cupê híbrido plug-in Haval H6 GT chega ao mercado brasileiro para provar isso.
Com o início das vendas programado para março, o modelo feito na China será o primeiro produto das marcas da Great Wall Motor a ser vendido no Brasil. O outro, que chega pouco depois, será o SUV H6, que já tivemos a oportunidade de testar.
Afinal, se você ficou curioso em saber o motivo do Haval H6 GT ser um quebrador de tabus, leia o texto até o fim e não deixe de conferir também o teste em vídeo.
Vendido na China com o nome de H6S, o SUV-cupê da Haval impressiona no visual. Com 4,72 m de comprimento, 1,94 m de largura, 1,72 m de altura e entre-eixos de 2,73 m, se posiciona em porte na faixa dos SUVs médios, embora a largura da carroceria seja de SUV grande.
O desenho externo transmite a impressão de robustez e agressividade. Tem elementos estéticos exclusivos para o mercado brasileiro, como os novos logotipos, além de rodas de 19 polegadas com acabamento escurecido.
Já a traseira alta chama a atenção pela existência de um defletor e de um aerofólio. O compartimento de bagagens acomoda ótimos 515 litros e ainda tem uma tampa com abertura e fechamento motorizados.
Os carros chineses avançaram muito na última década. Mas alguns modelos ainda são conhecidos pela escolha um tanto exótica de cores ou pelos botões aparentemente aleatórios espalhados pela cabine.
Por isso, o Haval H6 GT me surpreendeu bastante neste primeiro contato. Também adaptado pelo fabricante ao gosto local, tem revestimentos que simulam fibra de carbono, suede nos bancos, portas e console, e materiais macios ao toque em várias superfícies.
A impressão geral é de um interior minimalista e digno de carros premium. Alguns detalhes são exagerados, como a alavanca de câmbio giratória com um visual bem rebuscado. Mas, no geral, a cabine transmite uma sensação de bom gosto. Outros pontos positivos são o painel digital, de fácil visualização, e a multimídia, toda em português do Brasil e compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
Bastante larga, a cabine permite transportar tranquilamente cinco adultos com bastante conforto e espaço para as pernas bem adequado a um carro da categoria. Sem contar que os bancos são bem confortáveis e têm revestimento agradável ao toque.
A lista de equipamentos de série do Haval H6 GT tem seis airbags, carregador de celular por indução, bancos dianteiros com ventilação e ajustes elétricos, tampa do porta-malas com abertura motorizada e comandada por sensor, head-up display, sistema de som com subwoofer JBL, teto solar panorâmico e faróis e lanternas de LED e ar-condicionado automático de duas zonas com saídas para o banco traseiro.
O pacote tecnológico tem frenagem autônoma, controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro, monitoramento de pontos cegos e de tráfego cruzado na traseira, assistente de estacionamento para vagas paralelas e em 90° e assistente de manutenção em faixa.
Outro destaque é o sistema de reconhecimento facial, que permite configurar até cinco perfis de motorista. O veículo reconhece automaticamente o condutor e aplica ajustes personalizados de iluminação, head-up display e sistema de som, entre outras funções.
O Haval H6 GT tem um conjunto motriz híbrido plug-in que também é exclusivo para o Brasil: são dois motores elétricos (um em cada eixo) e um propulsor 1.5 turbo a gasolina. O conjunto tem potência combinada de 393 cv e 77,7 kgfm de torque.
Tive a oportunidade de dar algumas voltas com o H6 GT no autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), e o que mais chamou a atenção é que o SUV cupê da Haval é um híbrido que se comporta como um elétrico de alto desempenho.
Os dois motores elétricos é que garantem a condução na maior parte do tempo, com o 1.5 entrando em funcionamento apenas quando o demanda por potência e torque é maior. Com tração integral, o GT contorna curvas com competência e ainda é bom de dirigir, graças aos acertos de direção e suspensão feitos para o nosso mercado.
E o mais legal é que o H6 GT tem até um sistema de controle de largada, como nos carros esportivos "puros". Me posicionei na saída dos boxes de Interlagos e, com o carro parado, cravei o pé esquerdo no freio e o direito no acelerador.
Ao liberar o pedal daquilo que os portugueses chamam de travões, o SUV se lança com vontade, fazendo o corpo grudar no assento. Foi como se eu estivesse guiando um SUV esportivo com motor V8.
Aliás, esse desempenho empolgante é visto nos números de desempenho: zero a 100 km/h em 4,8 segundos e 180 km/h de velocidade máxima (boa marca para um híbrido que é quase um elétrico).
Mesmo com esse desempenho digno de elétrico de alto desempenho, o H6 GT roda até 27,4 km/h (cidade) e 25,2 km/h (estrada). Tem autonomia elétrica de 170 quilômetros e pode rodar até 1.052 quilômetros com um tanque, que comporta até 55 litros de gasolina.
No final das contas, o H6 GT surpreendeu positivamente. É um chinês bem acertado para quem gosta de guiar e com bom desempenho. Mas que também pode ser muito econômico e agrada pelo bom gosto no visual externo e na cabine.
Com vendas programadas para começar em março, o Haval H6 GT não teve os preços divulgados pelo fabricante, que deixou como única pista a informação de que o SUV-cupê virá competitivo para brigar com modelos da Toyota e Jeep.
Minha aposta é que podemos esperar um preço na casa dos R$ 330 mil, um meio termo entre os valores de tabela do Toyota RAV4 (R$ 322.890) e o também plug-in Jeep Compass 4xe (R$ 347,3 mil).
Mas quem quiser garantir o seu já pode fazer uma pré-reserva do carro na loja virtual da Great Wall Motor no Mercado Livre, deixando um adiantamento de R$ 9 mil (reembolsável em caso de desistência).
A compra é válida para qualquer cidade do território nacional e está limitada a uma unidade por CPF ou CNPJ. Os primeiros carros serão entregues em abril.
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