A Ford confirmou oficialmente nesta quarta-feira (22/6) para 2025 o fim da produção de um dos modelos mais emblemáticos de sua história, o Focus - que foi feito nas carrocerias hatchback, sedã e perua. Ainda à venda na Europa, o modelo sairá de linha após quase 30 anos de produção, já que surgiu para o mundo em 1998, quando sucedeu o Escort.
A confirmação veio do chefe da Ford Europa, Stuart Rowley. No Velho Continente, o Focus ficará vivo até 2025 e depois será descontinuado para abrir ainda mais espaço para o crescimento de SUVS - como a dupla Puma e Kuga - e de modelos eletrificados, como os vários EVs que a empresa planeja lançar nesse período. Aqui no Brasil, vale lembrar, o carro teve vida entre 2000 e 2019. Bora relembrar?
2000: Foi lançado em território nacional, importado da Argentina, para substituir os já obsoletos Escort e Verona - ainda que o Escort tenha sobrevivido por mais alguns anos. Vinha com motor 1.8 Zetec de 115 cv ou 2.0 de 130 cv.
2003: Naquele ano, o 1.8 Zetec mexicano foi substituído pelo 1.6 Rocam nacional (também da família Zetec), com menor potência (103 cv), mas com mais torque em baixas rotações.
2004: Passou por seu primeiro facelift.
2005: O motor 2.0 foi trocado por outro conjunto de dois litros a gasolina, desta vez nacional, conhecido como Duratec, que oferecia 147 cv e câmbio manual ou automático.
2008: Estreava a segunda geração do modelo, que já existia há alguns anos na Europa, embora criada sobre a mesma plataforma da primeira - quase como uma reestilização. O motor 1.6 foi retrabalhado e passou a oferecer tecnologia bicombustível, com máximos 113 cv rodando com etanol.
2009: O motor 1.6 dava lugar a um novo conjunto, chamado Sigma flex, com 116 cv de potência máxima com etanol.
2010: Um ano depois da chegada do Sigma, a Ford estreava o 2.0 Duratec flex, de até 148 cv.
2013: A Ford unificou seus produtos e lançou no Brasil o Focus de terceira geração, que passava a ser o mesmo igual ao vendido nos EUA e na Europa. Os motores foram atualizados: o Sigma recebeu o sobrenome TiCVT e passou a render até 135 cv; o Duratec ganhou sistema de injeção direta e passou a entregar até 178 cv. Aqui também rolou a estreia do câmbio automatizada Powershift.
2016: Para atualizar a linha de design de seus modelos, a dupla hatch e sedã ganhou a reestilização global que o Focus recebeu em outros mercados. O modelo com três-volumes ganhou a alcunha de "Fastback", embora nunca tenha caído nas graças do consumidor brasileiro - que seguia dando preferência a Honda Civic e Toyota Corolla.
2019: Enquanto boa parte do mundo chegou a receber o Focus 4, a quarta geração do modelo que segue à venda em outros mercados, a Ford decidiu parar de vender o modelo por aqui. As vendas do Focus já não eram muito boas - mesmo tendo sido o carro mais vendido do mundo em alguns anos do começo deste século.