Despedida dupla no portfólio da Honda no Brasil. A reportagem do WM1 apurou que a produção do WR-V no Brasil já foi encerrada e que a marca japonesa também deixou de fabricar as versões de entrada e topo da linha HR-V, como rito de passagem do SUV para sua segunda geração, que será lançada esse ano.
O site da Honda japonesa no Brasil já não mostra os preços de nenhuma das três versões do WR-V. O mesmo ocorre com as configurações de entrada (LX) e mais completa (Touring) do HR-V - o SUV só aparece nas intermediárias EX (R$ 124.500) e EXL (R$ 137.800).
Fontes ouvidas pela reportagem confirmaram o fim da produção dos modelos. Além disso, o WM1 entrou em contato com concessionários do Rio e de São Paulo, que também informaram que o WR-V e as opções do HR-V não são mais produzidas ou entregues.
O WR-V foi lançado em 2015 para brigar na base dos SUVs compactos. Chamado de “Fit bombado”, usava a mesma base do monovolume e, inclusive, a mesma solução flexível dos bancos da cabine (Magic Seat). Desde o lançamento, foi equipado apenas com o motor 1.5 16V de 116/115 cv e câmbio automático CVT (mesmo conjunto do Fit e do City).
Quando uma nova geração do Fit foi apresentada globalmente em 2020, todo mundo esperava que o WR-V fosse para o sacrifício. Porém, a Honda surpreendeu ao fazer uma remodelação no monovolume no fim de 2020. A linha do crossover ganhou uma terceira versão e controles de estabilidade e de tração. Pouco mais de um ano depois, o carro chega ao fim.
Já o movimento de encerramento da produção do HR-V atual era esperado. O SUV vai ter sua segunda geração lançada no segundo semestre deste ano. São esperadas quatro versões de acabamento para o novo HR-V, com as mais básicas com o motor 1.5 aspirado com injeção direta do novo City, e as mais caras com o atual 1.5 turbo, que passará a ser flex.
Oficialmente, a Honda reconhece que os modelos só seguem em produção para exportação. Confira o posicionamento completo da marca:
“Considerando os impactos da pandemia na indústria automotiva e a entrada em vigor das novas regras de emissões, no primeiro semestre de 2022, a Honda concentrará seus esforços na produção e venda dos recém-apresentados New City sedã e Hatchback.
Os modelos Fit e Civic, como já anunciado, deixam de ser produzidos no Brasil. O Civic continuará sendo comercializado no país, como importado, a partir do segundo semestre deste ano.
As atuais gerações de WR-V e HR-V seguem em produção na fábrica de Itirapina (SP), exclusivamente para exportação. Nos próximos meses, a segunda geração do HR-V será apresentada no Brasil, com produção e vendas no país previstas para o segundo semestre de 2022.
A comercialização no mercado local dos modelos Fit, Civic, WR-V e HR-V (geração atual), produzidos até dezembro de 2021, ocorrerá enquanto houver disponibilidade de estoque na rede.
Os modelos importados, Accord Híbrido e CR-V, seguem no line up da marca, porém, em função do cenário atual, dependem da disponibilidade de produção para a importação de novos lotes.
A Honda segue focada em oferecer produtos que melhor atendam ao consumidor brasileiro, com alta eficiência e repletos de tecnologias de conectividade e segurança. Em linha com esse compromisso, a marca tem a previsão de lançar, em 2023, outras novidades no país, entre modelos inéditos e renovações dos produtos atuais.”