Isso mesmo. O título não está errado, e este não é um site sobre navios, barcos ou lanchas. Sim, nós do WM1 flutuamos na última quinta-feira (21) a bordo do U8, SUV topo de linha da YangWang, marca que pertence à BYD, durante a cobertura do Salão de Guangzhou, na China.
Mas antes de detalhar como foi a experiência realmente fora do normal, vale destacar que o U8 está apenas em estudos para o mercado brasileiro. Recém-lançado em solo chinês, ele poderia chegar em terras brasileiras sob a marca Denza, que está confirmada para estrear no mercado brasileiro com os modelos D9, BAO 5 e Z9. O preço? Possivelmente mais de R$ 1 milhão!
Agora vamos à experiência absolutamente insólita...
O U8 é um veículo híbrido equipado com um motor 2.0 turbo a gasolina e outros quatro elétricos, cada um com 225 cv de potência e 32,6 Nm. O propulsor a combustão não atua nas rodas, sendo apenas um gerador para o conjunto de baterias Blade de 49,05 kWh.
Em termos de performance, o SUV da YangWang (marca que difícil pronúncia para nós brasileiros) tem impressionantes 1.197 cv de potência e descomunais 130,5 kgf.m de torque. E mesmo pesando 3.460 kg, o SUV vai de 0 a 100 km/h em somente 3,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 200 km/h, limitada eletronicamente.
O U8 é imponente quando analisamos suas medidas, ostentando 5,31 metros de comprimento, com 3,05 metros de distância entre os eixos, 2,05 metros de largura e 1,93 metro de altura.
Mas a grande novidade dele é a capacidade de flutuar. Não se trata de um recurso para diversão, é importante destacar, mas de uma opção para sair de uma área inundada, por exemplo.
O U8 pode flutuar por até 30 minutos a uma velocidade de 3 km/h - tanto para frente quanto para trás. Ele pode até mesmo fazer curvas de tanque enquanto flutua. O SUV encara áreas alagadas com até 1.400 mm de profundidade.
Quando o modo de flutuar é ativado, o veículo usará seus sensores para monitorar o ambiente, a profundidade da água, o nível de contato das rodas com o solo (no caso a ausência total), entre outros parâmetros. Assim que o carro percebe que está em uma situação de emergência e que boiar é a salvação, o modo de flutuação de emergência é ativado automaticamente.
O motor a combustão deixa de funcionar imediatamente, a suspensão atinge seu nível mais alto, as janelas se fecham e o teto solar se abre, se tornando uma saída de emergência, caso necessário. Enquanto flutua, o veículo exibe a profundidade da água e a atitude na tela de controle central.
Participamos de uma experimentação da BYD no Salão de Guangzhou e, sim, o sistema funcionou perfeitamente. Com um piloto treinado no comando, o WM1 foi de carona no banco dianteiro. A primeira sensação é muito estranha, pois a água encobre o capô como acontece com muitos carros que encaram pontos de alagamento nas grandes cidades.
Imediatamente acontece tudo o que manda o manual: os vidros se fecham, o teto solar se abre, o ar-condicionado passa a funcionar apenas com a recirculação interna. Importante destacar que o U8 entrou lentamente na área alagada. Por isso não tente vir a uma velocidade elevada e "mergulhar" no alagamento. Pode dar ruim...
Nenhuma gota entra dentro do carro. Na central multimídia as informações vão sendo transmitidas. A que mais chama a atenção é a de profundidade, que vai oscilando entre 1.000 e 1.100 milímetros. A câmera 360º passa a ser um importante auxílio durante a "navegação", mostrando exatamente onde o SUV grandalhão está passando.
De repente, o piloto para, e engata a ré. E o U8 passa a navegar "de costas" com a mesma desenvoltura.
Ao final do exercício, o carro volta para uma área em que as rodas tocam o solo. O SUV então assume rapidamente sua personalidade automóvel. Abrimos a porta, e então a água começa a escorrer. Importante ressaltar mais uma vez: nenhuma gota entrou dentro do carro. Meus pés entraram secos e saíram secos.
Detalhe importante: a YangWang solicita para todos os proprietários de um U8 que utilizou o modo flutuação seguir o quanto antes - se existir a possibilidade do "imediatamente" é ideal - para uma concessionária da marca para que o carro passe por uma profunda análise.
Devemos admitir que flutuar com um carro, sem ser em uma rua completamente alagada, estava nos nossos planos. Mas aconteceu...