Com a saída da Volkswagen e a mudança no regulamento, a Toyota decidiu retornar ao WRC (Mundial de Rali). Dezoito anos após ter vencido o campeonato de equipes com seu Corolla hatch, a japonesa apavorou com a apresentação do Yaris para a temporada de 2017.
Quando notamos a "persiana" nos paralamas traseiros, o enorme aerofólio e os retrovisores com seus aerofólios próprios, chegamos à conclusão de que eles têm grandes ambições para o campeonato. O Yaris é o veículo visualmente mais agressivo anunciado até agora (o Citroën C3 só foi divulgado como conceito), o que é irônico, já que, dos veículos em que se baseiam, o Toyota é o mais manso e menos empolgante de todos. Talvez essa seja a oportunidade ideal para a mudança dessa percepção...
Outra prova de que os japoneses voltaram com força máxima é que apostaram todas suas fichas nos talentosos finlandeses. Historicamente, a nacionalidade com o maior número de pilotos campeões per capta. Desde a sede da equipe Toyota Gazoo Racing, na cidade de Puuppola, até os pilotos Jari-Matti Latvala (que ficou desempregado quando a VW se retirou), Juho Hanninen e Esapekka Lappi. E para dirigir a equipe mentalmente, ninguém menos que o tetracampeão do WRC Tommi Mäkinen.
Com 380 cv gerados pelo motor 1.6 turbo e esse dream team no comando, o sensato hatchback deve dar espetáculo e trabalho para as outras equipes.
Por: Lucas Cravo