A Kia vai dar uma mexida no seu portfólio no Brasil, e com uma ofensiva eletrificada. A marca sul-coreana prometeu para o começo do mês de novembro o lançamento do seu primeiro SUV híbrido. Trata-se do Kia Stonic, crossover compacto que chegará ao Brasil com o motor turbo do Hyundai HB20 e sistema híbrido-leve.
O Kia Stonic tem o porte pouca coisa menor que um Volkswagen Nivus. São 4,14 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,52 m de altura e 2,58 m de entre-eixos. Porém, o porta-malas leva apenas 332 litros, pouca coisa a mais que em um Fiat Argo. No mercado brasileiro, o Stonic deverá ter preços acima dos R$ 120 mil e brigará com versões topo de linha de SUVs compactos, como o próprio Nivus, além de Hyundai Creta e o recém-lançado Fiat Pulse.
O grande diferencial será seu sistema mild-hybrid. O Stonic é equipado com o mesmo motor 1.0 turbo com injeção direta e 120 cv, mesmo das linhas HB20 e Creta, mas beberá apenas gasolina, conforme já havíamos informado aqui no WM1. A diferença é que este três-cilindros, no Kia, será auxiliado por um propulsor elétrico de 48V que entra em ação em determinadas situações, para poupar combustível - como se fosse um pequeno gerador.
O câmbio do Kia Stonic é um automatizado de dupla embreagem e sete marchas. O carro já passou pelo crivo do Inmetro e pela tabela 2021 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), fez médias de 13,3 km/l na cidade e de 13,2 km/l, na estrada. O SUV levou notas "B" na classificação do órgão (na qual "A" é a melhor em eficiência energética e "E", a pior), tanto na sua categoria como no geral.
Para 2022, a Kia trará mais versões híbridas de SUVs. Uma delas é o Niro, que foi confirmado pelo Grupo Gandini (representante da marca no Brasil) em dezembro do ano passado. Este modelo é um pouco maior que o Stonic, com 4,35 m de comprimento, e é um híbrido plug-in. O SUV combina o 1.6 aspirado da família Kappa com outro motor elétrico e oferece potência combinada de 141 cv e 26,9 kgf.m de torque. Segundo a Kia, roda até 58 km no modo zero emissões.
Depois, será a vez do novo Sportage, que foi apresentado globalmente em junho passado. O SUV médio chegará ao Brasil no segundo semestre e terá uma variante híbrida.
Todas essas novidades já ostentarão o novo emblema da Kia que, a propósito, foi pretexto para uma live da Kia Brasil na noite desta quarta-feira (20/10). O renovado símbolo da Kia estreou mundialmente em janeiro, com direito - na ocasião - a show de drones nos céus de Seul, cujo vídeo foi replicado na apresentação da filial brasileira.
A nova marca segue um padrão de escrita contínua, como se fosse uma assinatura, e transmite a noção de movimento. Também no início do ano, o fabricante adotou novo slogan: "Movement that inspires" (algo como "Movimento que inspira"). E passou a se chamar apenas Kia, no lugar de Kia Motors Corporation.
"Muda também nosso modelo de negócio. Estamos nos separando do modelo tradicional de foco fabril para novos negócios ao criar produtos inovadores para serviços e soluções de mobilidade. E dentro da estratégia Kia Mobilidade Limpa, vamos buscar a liderança mundial entre os veículos elétricos", disse José Luiz Gandini, presidente do Grupo Gandini, responsável pela marca no Brasil.