"Swap", no meio automobilístico, é o termo em inglês que se refere à troca do motor original de um carro pelo propulsor de outro modelo ou fabricante. Esse procedimento geralmente é feito em veículos customizados ou em preparações voltadas para o ganho de desempenho.
Uma das principais atrações da edição deste ano do SEMA Show, realizado no começo do mês em Las Vegas (EUA), foi justamente um Lamborghini Gallardo que teve o seu motor V10 aspirado de 550 cv substituído pelo icônico 2JZ turbo, consagrado pelo Toyota Supra nos anos 1990.
Bryce Yaeger, responsável pelo projeto da oficina Street Aero Parts, explicou ao canal 1320Video que decidiu equipar o superesportivo italiano com o motor japonês após se sentir desafiado por seus amigos, que disseram que ele não seria capaz de realizar essa façanha (ou heresia, para os puristas) automotiva.
Comparado com o V10 original do Lamborghini, o 2JZ é consideravelmente menor por ter apenas seis cilindros dispostos em linha. No entanto, Yaeger diz que o bloco do motor Toyota é mais comprido, o que o obrigou a alongar o chassi do Gallardo em alguns centímetros.
Embora o 2JZ possa superar facilmente os 500 cv com uma preparação mais conservadora, o motor instalado no Lamborghini recebeu modificações severas, como o enorme turbocompressor instalado sobre o propulsor, para extrair cerca de 1.000 cv de potência. Entretanto, o autor do projeto diz que o motor foi construído para gerar 1.500 cv com segurança.
Além do novo motor, o Gallardo da Street Aero Parts sofreu modificações na suspensão traseira e ganhou elementos aerodinâmicos exclusivos para lidar com o ganho de potência e desempenho. Confira no vídeo abaixo como ficou o projeto: