Notícia triste para quem gosta de gasolina e adrenalina: o motor V8 6.2 Supercharged que equipa alguns modelos da Dodge com o sobrenome "HellCat", como o muscle car Challenger, está com os dias contados. Quem afirmou isso foi nada menos que CEO da Dodge, Tim Kuniskis.
De acordo com o executivo, a ampla adoção da mobilidade eletrificada no mercado de automóveis só pode significar isso. Ainda segundo Kuniskis, "todos os motores V8 devem seguir caminho parecido". Para quem ama carros e engenharia, a notícia é devastadora.
"Os dias do bloco de ferro superalimentado de 6,2 litros estão contados", garantiu o executivo durante uma entrevista, embora não parecesse tão preocupado com essa eventual perda. E acrescentou que o desempenho gerado por veículos esportivos não estaria condenado.
O que o CEO da Dodge dizia era que, embora a história dos motores V8 com mais de 700 cv possa estar perto do fim, isso acontece não porque os clientes não os desejem, mas por uma razão ambiental e social, completamente fora dos conhecidos regulamentos de emissões norte-americanos e europeus.
Segundo o executivo, a reação do público ao motor V8 do Challenger Hellcat superou qualquer expectativa que pudesse ter gerado no início do projeto. Ele destacou que, nos últimos cinco anos, foram vendidos mais de 50 mil unidades, algo impressionante para a própria FCA quando lembrado que o preço inicial do carro é bem alto - perto dos US$ 60 mil (em conversão direta, mais de R$ 320 mil).
Pelas declarações do CEO da Dodge é possível deduzir que Kuniskis espera que a eletrificação possa substituir o V8 Hellcat, em uma filosofia que ele chama de era "Perfomance 2.0". Isso já era esperado para acontecer à medida que os custos da tecnologia de baterias continuem a cair.
Por ora, a Dodge não tem nenhum modelo eletrificado à venda, mas graças à criação da Stellantis, a fusão entre FCA e PSA, isso pode mudar rapidamente. O que permitirá que a Dodge, como uma das mais de 14 marcas do novo grupo automotivo, se concentre em carros de alto desempenho de estilo americano, mesmo na nova era de EVs.