Uma boa notícia para o segmento de sedãs médios, que, para muitos, estava em ritmo de extinção. A Nissan vai trazer a atual geração do Sentra. A informação foi dada pelo novo presidente do fabricante no Mercosul e diretor Geral da marca no Brasil, Airton Couseau, em conversa online com jornalistas.
“O Sentra com certeza é um ícone e será lançado, sim, no Brasil. É um carro ícone porque representa tudo que a Nissan tem de bom em termos de tecnologia, desempenho, design e ainda tem a questão de ser um carro familiar”, afirmou o executivo.
Cousseau só não deu detalhes de quando o sedã médio chega, nem em quais versões, porém fontes dentro da marca japonesa apontam que isso só irá acontecer no segundo semestre de 2022. O carro foi lançado em 2019 na China, mas sua estreia no México - de onde será importado para o Brasil - se deu no fim do ano passado.
O novo Sentra virá para o Brasil em versões iniciais com o conhecido motor 2.0 de 149 cv. O quatro-cilindros aspirado trabalha com uma evolução da caixa automática do tipo CVT, agora com simulação de oito marchas.
O modelo vai incorporar o Nissan Safety Shield, pacote de itens de auxílio ao motorista. Entre os equipamentos, piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, sensor de ponto cego, assistente de faixa, alerta de tráfego cruzado, câmera 360 graus entre outros.
Esse novo Sentra chegou a subir mesmo no telhado para o Brasil. Além da pandemia da covid-19, o dólar na estratosfera e de uma categoria fortemente dominada pelo Toyota Corolla, a Nissan brasileira se mostrava reticente em investir na importação de um modelo cujo segmento encolhe. Porém, um dos incentivos veio de onde menos se esperava: da concorrência.
Isso porque o Honda Civic, arquirrival do Corolla, ganhou uma nova geração lá fora que está cada vez mais distante de ser fabricada no Brasil. A Nissan cresceu, então, o olho para um segmento com margens maiores e que, mesmo que encolha, ficará sem um representante de peso e que significou, sozinho, 20 mil unidades em um ano louco e de retração como o de 2020.
Além disso, falta ao portfólio da marca japonesa no Brasil um veículo de passeio diretamente acima do Kicks e do Versa. Depois deles, só o elétrico Leaf, que começa em R$ 277 mil. Abaixo disso, resta uma… picape, a Frontier, que tem preços iniciais de R$ 191 mil.