A Datsun foi fundada em 1933 e em sua primeira encarnação ficou conhecida pela produção de modelos com vocação esportiva, como o 240 Z (que está no alto dessa página), o 280 ZX Turbo e o encantador Fairlady. Cinquenta anos depois, em 1983, já pertencente ao Grupo Nissan, teve suas operações encerradas.
Em 2013, porém, foi ressuscitada para ser uma submarca destinada a produzir automóveis "low cost" (de baixo custo) do grupo. Agora, a Datsun fecha as portas pela segunda vez - deixa de ser vendida na Índia, último país onde ainda tinha revendedores - segue o que foi feito há pouco tempo em Rússia, África do Sul e Indonésia.
O motivo é relativamente simples: a marca não alcançou o objetivo de vender bem por ter veículos baratos. Quando renasceu, seus primeiros modelos eram feitos sobre a plataforma de uma antiga geração do Nissan March. Um dos últimos lançamentos da marca, o Redi-Go, usava a base do Renault Kwid - as marcas japonesa e francesa integram a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi - e tinha nome inspirado nos primeiros modelos da década de 80: Go, Go+ e Go Cross.
Mas nenhum deles teve o sucesso necessário ou esperado. No gigantesco mercado indiano, por exemplo, a Datsun vendeu apenas 4.296 automóveis em 2021, o que lhe deu participação de insignificantes 0,9%. Apesar do fim da Datsun, a Nissan ainda opera na Índia, onde vende os modelos Kicks e Magnite - este, que inclusive vende bem por lá, originalmente seria um Datsun, mas a Nissan optou por dar-lhe sua própria marca porque já antevia tempos difíceis para a "low cost".