Em entrevista ao canal britânico Top Gear, o chefe de produto global da Nissan, Pierre Loing, disse por que o GT-R deve se aposentar nos próximos anos, para tristeza dos fãs do esportivo conhecido como "Godzilla".
"Ele está à venda há 17 anos e adoraríamos que durasse mais 17, mas órgãos reguladores trouxeram alguns problemas", justificou. Loing se refere às novas leis de emissões e ruídos, que aos poucos vêm sendo introduzidas nos mercados mundiais de automóveis.
Atualmente, o Nissan GT-R está em sua fase final de vida. Lançado em dezembro de 2007, ele chegou a ser vendido no Brasil - por um breve período, em 2016, sob encomenda e por R$ 900 mil - e teve seis gerações, embora só a última tenha sido definida mesmo com a insígnia GT-R. Antes, ele foi chamado de Skyline e reconhecido pelas siglas de projeto (de R32, em sua terceira geração, à atual R35).
Atualmente, o superesportivo já saiu de circulação na maioria dos mercados onde era vendido. Na Europa, por exemplo, ele deixou de ser vendido na metade de 2021, quando novas regulamentações de ruído foram implementadas.
A produção feita exclusivamente no Japão se encerrará no ano que vem - e até lá a marca deve lançar versões de despedida para a geração R35.
O conceito Hyper Force mostrado em 2023 não seria seu substituto? Tecnicamente sim, mas vale dizer que a proposta é totalmente diferente.
Revelado no Salão de Mobilidade do Japão no ano passado, ele até foi categorizado como um R36, que seria a sétima geração do ícone. Mas promete ser 100% elétrico e ter baterias de estado sólido - e se for de fato feito como versão de produção, chegará só em 2030.
Pelo menos foi isso que Giovanny Arroba, diretor de design de programas da Nissan, revelou no início deste ano. "Seria um sonho ousado, mas tangível, a ser alcançado até o final da década".
Hoje, a Nissan oferece somente um carro legitimamente esportivo em sua gama - em acordo com as atuais leis de emissões e ruídos. É o "Z", considerado o substituto do 370Z.
É por conta desses hiatos de tempo que a legião de fãs do carro espera que ele ressurja em poucos anos. Possivelmente elétrico, é verdade. Mas sem deixar de ser um GT-R. Que seria o R36.