Nissan explica por que o GT-R precisa se aposentar

Marca diz que manteria atual geração, conhecida como R35, por outros 17 longos anos... Se pudesse fazer isso

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André Deliberato
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Em entrevista ao canal britânico Top Gear, o chefe de produto global da Nissan, Pierre Loing, disse por que o GT-R deve se aposentar nos próximos anos, para tristeza dos fãs do esportivo conhecido como "Godzilla".

"Ele está à venda há 17 anos e adoraríamos que durasse mais 17, mas órgãos reguladores trouxeram alguns problemas", justificou. Loing se refere às novas leis de emissões e ruídos,  que aos poucos vêm sendo introduzidas nos mercados mundiais de automóveis.

Atualmente, o Nissan GT-R está em sua fase final de vida. Lançado em dezembro de 2007, ele chegou a ser vendido no Brasil - por um breve período, em 2016, sob encomenda e por R$ 900 mil - e teve seis gerações, embora só a última tenha sido definida mesmo com a insígnia GT-R. Antes, ele foi chamado de Skyline e reconhecido pelas siglas de projeto (de R32, em sua terceira geração, à atual R35).

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O Nissan GT-R teve seis gerações desde 1969, quando ainda era chamado de Skyline
Crédito: Divulgação
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A história do Nissan GT-R

Atualmente, o superesportivo já saiu de circulação na maioria dos mercados onde era vendido. Na Europa, por exemplo, ele deixou de ser vendido na metade de 2021, quando novas regulamentações de ruído foram implementadas.

A produção feita exclusivamente no Japão se encerrará no ano que vem - e até lá a marca deve lançar versões de despedida para a geração R35.

O conceito Hyper Force mostrado em 2023 não seria seu substituto? Tecnicamente sim, mas vale dizer que a proposta é totalmente diferente.

Revelado no Salão de Mobilidade do Japão no ano passado, ele até foi categorizado como um R36, que seria a sétima geração do ícone. Mas promete ser 100% elétrico e ter baterias de estado sólido - e se for de fato feito como versão de produção, chegará só em 2030.

Pelo menos foi isso que Giovanny Arroba, diretor de design de programas da Nissan, revelou no início deste ano. "Seria um sonho ousado, mas tangível, a ser alcançado até o final da década".

Hoje, a Nissan oferece somente um carro legitimamente esportivo em sua gama - em acordo com as atuais leis de emissões e ruídos. É o "Z", considerado o substituto do 370Z.

Todas as gerações do GT-R

  • O primeiro Nissan GT-R surgiu no final dos anos 1960 e era chamado de Skyline. Foi mostrado no Salão de Tóquio de 1968 e lançado mundialmente em 1969. Viveu até 1972.
  • A segunda geração não fez sucesso. Nasceu em 1973 e teve somente 200 unidades fabricadas devido a leis mais severas sobre emissões de poluentes no país oriental.
  • A terceira geração foi a primeira a ganhar a identificação por código - a R32. Surgiu mais de 15 anos depois do fim da segunda, em 1989, e durou até 1994. Foi nessa que pintou o apelido de "Godzilla.
  • A quarta geração, a R33, viveu de 1995 a 1998.
  • A quinta apareceu logo depois, em 1999. Era chamada de R34 e durou até 2002.
  • A sexta, justamente a atual, foi lançada em 2007 e ficou conhecida pela sigla R35.
  • É por conta desses hiatos de tempo que a legião de fãs do carro espera que ele ressurja em poucos anos. Possivelmente elétrico, é verdade. Mas sem deixar de ser um GT-R. Que seria o R36.

    Tags:Nissan
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