Pouco mais de seis meses após se atualizar no mercado brasileiro, o Nissan Kicks ganha sua primeira versão especial, limitada a 1.000 unidades, chamada XPlay, com visual diferenciado, itens exclusivos e um presente para seus compradores: um NFT (de "Non Fungible Token") de uma peça de criptografia feita pelo artista brasileiro Fesq com base nos desenhos de esboços da novidade. O preço? R$ 122.990.
As mil unidades do Kicks XPlay que serão oferecidas para o mercado brasileiro começam a chegar às lojas no início de outubro. Em termos de equipamentos, a versão especial - baseada na configuração Advance, intermediária - ganha assinaturas da versão espalhadas pelo carro; um aerofólio esportivo preto; adesivos na coluna C; detalhes de acabamento em vermelho e carregador de celular sem fio.
O modelo será oferecido em opção única de cor de carroceria, formada pela combinação de dois tons exclusivos: o branco Diamond perolizado na lataria e o teto vermelho. A assinatura do nome XPlay fica nas soleiras das portas, acima da placa na tampa do porta-malas e nos bancos dianteiros.
O aerofólio, um dos itens exclusivos da versão, foi desenhado especificamente para a novidade e o desenho traseiro é complementado por alguns adesivos que simulam guelras na parte inferior das colunas C, logo acima das lanternas - veja como ficou o desenho da versão especial na imagem abaixo.
Como a Nissan costuma fazer em suas edições limitadas, a numeração da unidade fica indicada na grade dianteira cromada, também na cor vermelha, assim como outros acabamentos da carroceria.
Outras exclusividades do Nissan Kicks XPlay estão no interior: vários detalhes de acabamento também seguem com tons vermelhos, e remetem ao lado de fora, como nas saídas de ar, na base do volante e nas costuras do painel, do apoio de braço e dos bancos, que têm acabamento sintético em preto e cinza.
Entre os equipamentos, a série especial vem com alguns itens que nenhuma outra configuração do carro oferece: carregador de celular por indução, abertura de tela especial exclusiva que remete à edição limitada (a tela tátil é a mesma das outras versões, de oito polegadas) e, por fim, rodas de 17 polegadas com acabamento preto brilhante.
Nada muda no conjunto mecânico. O Nissan Kicks XPlay é equipado com o motor 1.6 flex de 16V que rende 114 cv e 15,5 kgf.m de torque com os dois combustíveis. O câmbio é o X-Tronic, CVT, que oferece um modo esportivo e atua de forma eficiente graças ao projeto do carro, de acordo com a empresa.
Nada muda também em relação ao tamanho. Com 4,30 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,62 m de entre-eixos, o carro se enquadra nos moldes e dimensões de modelos da categoria de SUVs compactos no Brasil - e consegue oferecer até 432 litros de capacidade no porta-malas.
Além das mil unidades para o mercado brasileiro, serão fabricadas outras 350 que serão exportadas para Argentina e Paraguai. Importante: o NFT que cada dono ganha na hora de fechar a compra não é obrigatoriamente conectado ao carro - ou seja, o futuro cliente pode vender, enquadrar e fazer o que quiser com a obra e não precisa vendê-la na hora de passar o carro adiante. Ou vice-versa.