Estrelas do estande da Nissan no Salão de Los Angeles, os novos Versa e Sentra vivem momentos distintos quando o assunto é Brasil. Enquanto o primeiro já teve sua vinda confirmada, o segundo ainda está sob estudos.
Com o Versa, a situação é mais concreta. A Nissan já confirmou a chegada do sedã compacto ao Brasil em 2020. O anúncio foi feito pelo presidente da marca no Brasil, Marco Silva, durante o Salão de Tóquio, em outubro.
O novo Versa chegará no segundo trimestre de 2020. Será importado do México e terá mais requintes que o modelo atual, o que irá elevar seu preço. Por conta disso, o nosso Versa continuará sendo fabricado e mudará de nome, passando a se chamar V-Drive.
Com o Sentra, a história é mais complicada. A Nissan aproveitou a mostra em Los Angeles para revelar o visual da versão global. Idêntico ao modelo vendido na China e chamado de Sylphy, o novo Sentra ganhou tecnologias para continuar atual como os concorrentes Honda Civic e Toyota Corolla.
O motor é novo, pelo menos no mercado norte-americano. Sai o antigo 1.8 e entra no lugar um 2.0 aspirado de 151 cv. São 11 cv a mais do que o motor 2.0 utilizado no Brasil. O câmbio é sempre do tipo CVT e o sedã ganhou equipamentos como frenagem automática de emergência e alerta de ponto cego.
De acordo com a Nissan, há o interesse de comercializar a nova geração do Sentra no Brasil. A viabilidade para isso acontecer, contudo, ainda está sob estudo. A queda do segmento de sedãs e a ascensão dos SUVs é um dos principais impeditivos.