Para quem acha que a linha 2500 da RAM é o ápice de comercial leve robusto no Brasil, prepare-se. A marca picapeira norte-americana confirmou para este ano o lançamento de um novo modelo, sem citar nomes, mas ressaltou que terá "maior capacidade de carga e de reboque". Trata-se da nova picape RAM 3500, que chegará no último trimestre de 2021 para ser a topo de linha do fabricante por aqui.
A RAM 3500 é praticamente um caminhãozinho. Nas versões Heavy Duty cabine dupla, são mais de 6 metros de comprimento e entre-eixos de 3,80 m - existe uma versão alongada nos EUA, com respectivos 6,60 m e 4,30 m e possibilidade de eixo duplo traseiro, com seis rodas. A capacidade de carga pode chegar a 2 toneladas, mas a capacidade de reboque é de incríveis 16,8 toneladas. Obviamente, só CNHs com categoria C ou D poderão dirigir o grandão.
Para garantir essa força, a nova picape RAM 3500 usa motor turbodiesel Cummins 6.7, com seis cilindros em linha, 420 cv de potência e mais de 148 kgf.m de torque máximo. Lá nos EUA tem também opções com o mesmo conjunto a gasolina da RAM 1500: o HEMI 6.4 V8, com 410 cv. Por aqui, os preços ficarão facilmente acima dos R$ 550 mil.
O Grupo Stellantis (fusão de FCA com PSA e dona da RAM) aproveitou para jogar confete em cima do desempenho comercial da marca. Segundo os executivos da montadora, no primeiro semestre foram 1.398 unidades emplacadas, número já próximo aos 1.475 modelos vendidos em todo o ano de 2020 - de acordo com dados da Fenabrave e quando o fabricante só tinha a RAM 2500. A expectativa é negociar, em 2021, o dobro de unidades.
A empesa também iniciou a repaginação de suas 52 concessionárias - que vão ganhar novas salas de espera, espaços interativos, cafés e lojas - e prometeu mais dois pontos de venda até o fim do ano. Além disso, há a promessa de expandir o Barter RAM, modelo de negócio que começou no ano passado e que permite parte do pagamento das picapes em soja ou milho. A ideia é aceitar, inclusive, outras culturas.