A Volkswagen apresentou na Europa o novo Golf R. Lá fora, a pré-venda da versão mais poderosa do modelo começa nesta semana - por aqui, por ora, não há planos de importação nem das versões convencionais, já que as estratégias são de investimento em SUVs e picapes.
O Golf R é tradicionalmente o modelo mais poderoso da linha Golf - que é simplesmente o produto mais bem-sucedida da Volkswagen de todos os tempos, mais até que o Fusca. Sempre com tração integral, agora o esportivo ainda terá sistema de vetorização de torque e 320 cv gerados pelo motor TSI. Em números, consegue ir de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e chegar a 250 km/h.
Lá fora, o carro ainda vai oferecer motor turbodiesel (TDI), a gás natural (TGI) e uma versão híbrida (eTSI) plug-in, com a promessa de atender várias demandas. Acha que o modelo ainda não é nervoso o suficiente? Um pacote opcional, chamado R-Performance, permite que a velocidade máxima aumente de 250 para 270 km/h.
Na versão TSI, a mais nervosa, o motor 2.0 turbo entrega 42,8 kgf.m de torque. Para comandar essa força, o carro usa câmbio automatizado de dupla embreagem (DSG) com sete marchas, banhado a óleo. De acordo com a Volks, o resultado desse investimento foi um esportivo 19 segundos mais rápido que seu predecessor no circuito de Nürburgring Nordschleife, com o tempo de 7min51s.
Quer uma referência? O Golf R32, lançado em 2002, tinha motor V6 de 3,2 litros com 241 cv - era o hatch mais potente que a Volkswagen havia construído até então - e fazia o 0-100 km/h em 6,6 segundos. Hoje, um carro mais leve e eficiente, com motor menor e menos poluente, consegue números bem mais impressionantes apenas com o uso da tecnologia.