O primeiro integrante de uma "nova geração de carros da marca". É assim que a empresa define o novo Mini Countryman. Disponível em duas versões - ambas elétricas -, com visual externo e interno completamente renovados, e repleto de tecnologia, o SUV chega para "reposicionar" a Mini no Brasil, seguindo a estratégia global da empresa já adotada em outros países.
Visualmente, o modelo está mais imponente. Cresceu significativamente e agora tem 4,43 metros de comprimento (é 13,6 cm maior que a geração anterior), 1,84 m de largura (2 cm maior), 1,64 m de altura (6 cm a mais) e 2,69 m de entre-eixos (2 cm maior). Como resultado, o maior modelo da Mini oferece ainda mais espaço aos ocupantes.
Na prática, motorista e passageiro dianteiro ganham quase 3 cm de largura na região dos ombros e dos cotovelos. Os bancos traseiros também ficaram mais largos - em 2,5 cm. Para bagagens, o porta-malas passa a ter 460 litros - 55 litros a mais que a geração anterior. Com os bancos rebatidos, a capacidade salta para 1.450 litros.
O design muda bastante. Os faróis, totalmente de LED, perdem a aparência arredondada e agora têm vincos, dando um olhar mais esportivo ao carro. Grade, capô, para-choques e para-lamas também são novos e dão um tom mais elegante ao modelo.
As rodas têm 18 ou 20 polegadas e variam de acordo com a versão. São duas:
Ambas têm o design inédito e são aerodinamicamente otimizadas, reforçando o caráter esportivo do SUV. Ainda na lateral, o design da coluna "C" vem com o logotipo ALL4.
A traseira tem linhas limpas, para-choque com design mais robusto e lanternas em LED em posição verticalizada. O novo desenho deu resultado no coeficiente aerodinâmico, que caiu de 0,31 para 0,26 cx.
A Mini diz ter se inspirado em suas origens para criar um interior ergonômico e com uso inteligente de espaço. Por dentro, o modelo tem como destaque o enorme display de 24 cm de diâmetro, no centro no painel, quase uma releitura dos modelos da Mini que reuniam as informações em um só lugar.
A tela é de OLED e tem altíssima resolução - segundo a empresa, a mesma usada nos smartphones mais modernos à venda no mercado.
Compatível com CarPlay e Android Auto sem fio, o sistema é responsável por reunir todas as informações do carro, do painel de instrumentos até as informações sobre as assistências ao motorista e de entretenimento.
A tela opera com o novo Mini Operating System 9, no qual funções podem ser operadas intuitivamente através do toque ou por assistente de voz. Há ainda animações para entreter os ocupantes, como a de ser um DJ movimentando os discos das carrapetas. O sistema de som da versão mais cara é da grife Harman-Kardon.
Dois motores elétricos com 306 cv de potência e 40,2 kgf.m de torque movem o Mini Countryman SE ALL4. Com esse conjunto, o carro acelera de zero a 100 km/h em 5,8 segundos e pode chegar a 180 km/h, velocidade máxima que é limitada eletronicamente.
Além do desempenho esportivo, a marca garante que o novo Countryman mantém o DNA "Go-Kart Feeling" tradicional da marca. Com acerto de suspensão exclusivo, o SUV também contorna trechos sinuosos com promessa de muita estabilidade.
A bateria tem 66,45 kWh de capacidade energética e pode rodar 320 quilômetros, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro (PBEV) do Inmetro. Com capacidade de carregamento rápido de até 130 kW, menos de 30 minutos são suficientes para carregar a bateria de 10% a 80%.
Sistemas de assistência inéditos, como o Driving Assistant Plus e o Parking Assistant Plus, dão suporte ao motorista. Além do conhecido controle de velocidade adaptativo (ACC), o Countryman vem com o Steering and Lane Assistant, que oferece suporte ao motorista para se manter dentro da faixa - a chamada manutenção em faixa.
Todas as opções oferecidas pelos sistemas de assistência ao motorista são visualizadas em tempo real pelo Assisted View, no display OLED.
Além das funções de estacionamento automático e do Parking View de 360°, o novo Mini Countryman é capaz de identificar possíveis vagas de estacionamento por meio de 12 sensores ultrassônicos e quatro câmeras - e também pode iniciar de forma independente procedimentos de estacionamento em vagas restritas.
O modelo também tem compatibilidade com o Mini App. Com ele, é possível ativar funções remotas, verificar o status do carro, ter informações sobre a quilometragem, alcance da bateria, manutenções e serviços necessários, localizar e fazer contato com concessionários, receber mensagens de check control, como do fluido de freio, e ainda receber notificações a cada atualização de software.
São dez opções de cores para a carroceria: cinza Melting, vermelha Chili, verde British, preta Midnight, branca Nanuq, azul Sunset, azul Blasing, cinza Legend, azul Slate e verde Smokey.
Na versão Exclusive, o teto pode ter três opções de cor: branca, preta ou na própria cor do veículo. Já na Top há, ainda, uma quarta opção de cor de teto, a prata.
Em relação ao revestimento interno, a Exclusive tem duas opções (combinação de Vescin e tecido na cor preto ou cinza), e a Top pode ter três opções (preto, marrom ou cinza).