O que o Kia EV6 tem para ser o Carro do Ano?

Primeiro elétrico da marca sul-coreana, já confirmado pela montadora para o Brasil, ganhou premiação na Europa

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. O que o Kia EV6 tem para ser o Carro do Ano?
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Kia EV6 foi eleito há pouco mais de um mês o Carro do Ano de 2022 na Europa. Ao todo, 61 jornalistas de 23 países escolheram o modelo da marca sul-coreana como o melhor entre outras dezenas de alternativas, que incluíam carros elétricos, híbridos e tradicionais a combustão.

O modelo da marca sul-coreana também é finalista do Carro Mundial do Ano, prêmio que inicialmente tinha 102 concorrentes e atualmente está reduzida a três concorrentes. O Kia EV6 disputa o título com Ford Mustang Mach-E e Hyundai Ionq 5. E já deixou para trás concorrentes como Audi Q4 e-tron, Seat Cupra Formentor, Hyundai Genesis G70, Honda Civic, Hyundai Tucson, Lexus NX e Toyota GR 86/Subaru BRZ duo. Mas o que o crossover elétrico tem que o colocou à frente dos rivais?

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Autonomia superior a 500 km, carregamento ultrarrápido, tração integral, motorização potente, espaço interno e design chamativo, são pontos que resumem os atributos citados pelos avaliadores, mas vamos destrinchar isso. A começar pela autonomia de rodagem do crossover.

Modelo da marca sul-coreana tem baterias com autonomia para rodar até 528 km
Crédito: Divulgação
toggle button

De acordo com a Kia, o EV6 pode rodar por até 528 quilômetros com apenas uma carga de baterias. A autonomia é possível graças a um sistema de baterias de 77,4 kWH que permitem tensão de até 800V e recargas ultrarrápidas. Para se ter uma ideia, para levar o sistema de 10% a 80% são necessários apenas 18 minutos em uma tomada com essa voltagem.

 Lanternas do EV6 acompanham o design da traseira e formam um arco sobre a tampa do porta-malas
Kia EV6
Legenda: Lanternas do EV6 acompanham o design da traseira e formam um arco sobre a tampa do porta-malas
Crédito: Divulgação
toggle button

Se você não precisa ir tão longe e está com pressa, quatro minutos e meio lhe garantiriam uma carga para rodar 100 km nas mesmas condições de recarga.

O desempenho do Kia EV6 é garantido por um sistema de motor único ou duplo. A variante que deve vir para o Brasil será a com dois motores, um no eixo dianteiro e outro no traseiro, e potência gerada de 173 kW, cerca de 235 cv combinados. A versão E-GT, mais potente do modelo, pode entregar até 430 kW de força ou 577 cv.

Nessa variante, a velocidade máxima é de 260 km/h e o 0 a 100 km/h é feito em apenas 3,6 segundos. Para fins de comparação, o concorrente direto do EV6, o Tesla Model S Plaid atinge a marca dos 100 km/h em apenas 2s.

Modelo tem entre-eixos de 2,90 m e cerca de um metro para passageiros da segunda fileira
Crédito: Divulgação
toggle button

É conforto que fala, né?

Feito sobre a plataforma E-GMP, desenvolvida pela Kia apenas para modelos elétricos, o EV6 acerta também no espaço interno. O modelo tem entre-eixos de 2,9 metros o que o coloca em pé de igualdade com modelos de tamanho superior como o Jeep Commander (2,79 m). Segundo a marca sul-coreana, o EV6 tem quase 1 metro de espaço para quem vai atrás esticar as pernas como bem entender. O porta-malas do modelo tem 520 litros.

O design do EV6 utiliza o conceito da marca chamado de Opposites United, que traz como inspiração linhas curvas e ângulos vistos na natureza e nos seres humanos. O crossover não tem tantos vincos e economiza nos cromados, o que deixa seu visual mais clean, mas ainda assim muito ousado. Principalmente na traseira, com lanternas que formam arco.

O EV6 foi o primeiro modelo produzido pela Kia com a plataforma E-GMP exclusiva para carros elétricos
Crédito: Divulgação
toggle button

Nas laterais, a linha de cintura troca vincos por um boleado arrojado e maçanetas retráteis. Já na dianteira, o design que chama atenção está na assinatura de LED do conjunto de iluminação, na grade e nos ângulos do para-choque.

Veja as fotos e diga se o carro merecia ou não ter vencido o prêmio de Carro do Ano de 2022. Em breve, o modelo deve pintar por aqui. A Kia já confirmou o crossover no nosso mercado, então vai ser possível conferir de perto se é tudo isso.

Comentários