Eis o Peugeot 3008 2022. SUV médio rival de Volkswagen Tiguan, Jeep Compass (nas versões a diesel) e dos utilitários da Ford - Territory e Bronco Sport -, além de alguns modelos compactos do segmento premium, o modelo se renova visualmente e passa a oferecer mais equipamentos com preços (promocionais) que partem de R$ 229.990 na versão Griffe e chegam a R$ 249.990 na GT Pack.
Antes o SUV era oferecido nas configurações Allure e Griffe, sendo que esta última era a topo de linha (por R$ 212.190 e R$ 229.690) - agora, a Griffe passa a ser opção de entrada e uma nova configuração, chamada GT Pack, se torna a mais cara. Vamos conhecer todas as novidades. A Peugeot diz não ter previsão de até quando os preços promocionais vão durar, mas isso não deve passar de dois meses.
Com mais de 800 mil unidades produzidas desde seu lançamento em 2016 (quando se tornou um SUV de fato) e bons resultados comerciais na Europa e no mundo, o Peugeot 3008, vale lembrar, chegou a faturar o Car of the Year 2017 ("Carro do Ano 2017", uma das maiores premiações do Velho Continente). Mas antes de detalhar as duas versões, vamos descrever o carro visualmente.
Uma nova grade sem moldura reforça a ousadia do design do carro, que também traz o LED em formato de "dente de sabre", como no Peugeot 208 - e assim como no hatch, uma insígnia com o nome do carro foi posicionada na parte da frente do capô. Além disso, aberturas laterais em preto brilhante e uma placa de proteção inferior passam a integrar o para-choques.
Mas as novidades se expandem na versão GT Pack, a mais cara, que tem grade específica e exclusiva.
Os faróis também foram redesenhados e são full-LED (nas duas versões), mas na configuração mais cara eles vêm com iluminação em curvas até 90 km/h. Os faróis de neblina também deram lugar a um recurso chamado "Foggy Mode" ("modo névoa", em inglês) integrado aos canhões principais.
Na traseira, lanternas repaginadas também recebem a tecnologia full-LED (inclusive para a luz de ré) e as setas passam a ser fluidas, sequencias - são cobertas por um vidro transparente escurecido, que prolonga a faixa de uma peça a outra por toda a tampa do porta-malas. Por fim, as rodas aro 19" são as mesmas, mas receberam tratamento diamantado exclusivo - mas só na versão GT.
Mecanicamente, o carro segue equipado com o ótimo motor 1.6 THP (turbo de alta pressão), de quatro cilindros, 165 cv e 24,5 kgf.m de torque (que bebe somente gasolina), com injeção direta, que recebe comandos de uma caixa de câmbio automática de seis marchas com opção de trocas pela alavanca ou por paddle shifters atrás do volante.
Esses números, segundo a Peugeot, podem fazer o SUV acelerar de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e atingir 206 km/h de velocidade máxima. Os dados oficiais também apontam consumo de 9,8 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, além de autonomia máxima de 519 quilômetros em ciclo urbano e 641 quilômetros no rodoviário.
Por dentro, as duas versões vêm com novos estofados e acabamentos, quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas em 3D e o formato do painel "i-Cockpit", que oferece ao motorista uma dinâmica de condução diferenciada, onde é possível ver os dados do quadro de instrumentos sobre o volante - e não por entre o aro. Agora, vamos detalhar abaixo o que cada versão da linha 2022 entrega.
Vem de série com ar-condicionado de duas zonas com comandos pela central multimídia; direção elétrica; trio elétrico; freio de estacionamento por botão; câmera 360º; assistente de estacionamento; seletor de modos de condução (Normal, Sport e Eco); detector de fadiga; sensor crepuscular; leitor de placas; sistema de ponto cego, seis airbags, controle de tração e estabilidade e assistente de partida em rampas.
Além disso, vem com tampa do porta-malas com acionamento sem as mãos (basta uma passada de pé pelo sensor, que fica próximo à saída de escapamento), bancos de couro Nappa com memorizador de posição e ajuste elétrico e teto solar panorâmico com comandos elétricos.
Opcionalmente, em um pacote chamado "Drive Assist Plus", o Peugeot 3008 Griffe pode ter controle de cruzeiro adaptativo com função Stop And Go compatível com o sistema start-stop; permanência na faixa com corretor automático de trajetória; sistema de frenagem automática de emergência (com detector de pedestres e ciclistas, dia e noite, de 5 km/h até 140 km/h) e alerta de risco de colisão.
A central multimídia, no 3008 Griffe, é representada por uma tela digital de oito polegadas que tem compatibilidade com CarPlay e Android Auto por fio. E, para recarga de smartphones, há uma entrada USB na frente e duas novas atrás, além de um carregador por indução no console central.
Adicione a tudo que falamos alguns elementos em preto brilhante espalhados pela carroceria, novas rodas (também de 19 polegadas), insígnias e acabamento alusivos à versão mais esportiva e alguns itens exclusivos, como a central multimídia com tela maior, de 10 polegadas, bancos massageadores para motorista e passageiro dianteiro e sistema de reconhecimento ampliado das placas.
Além disso, o retrovisor interno deixa de ter moldura - reconhecido pela Peugeot como um sistema chamado "Frameless" -; acabamento de madeira de tília escurecida e comando de vidros com
elementos cromados na cabine; revestimento dos bancos em Alcântara, faróis com iluminação em curvas e a grade específica - tudo dentro do pacote de acabamento chamado "Black Pack".
O sistema de som é outro diferencial: passa a ser da grife francesa Focal, com 515 watts, sistema hi-fi, e grades dos seis alto-falantes com acabamento exclusivo em dourado.
São seis opções de cores, sendo que uma é nova: azul Vertigo (a nova); branco Nacré; cinza Artense; cinza Platinium; preto Perla Nera e vermelho Ultimate. Os três anos de garantia não mudam.