O Volkswagen Polo completa 50 anos de história em 2025. De lá para cá, esse compacto soma seis gerações e mais de 20 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo. Inclusive, fechou 2024 como o carro de passeio mais emplacado no Brasil.
O Polo original foi lançado em março de 1975 e era, basicamente, uma variação do hatch Audi 50 com o logo da Volkswagen. Posicionado abaixo do Golf na linha, tinha a tarefa de brigar contra outros modelos urbanos, como o Fiat 127 (o 147 dos europeus).
Já no Brasil, o compacto europeu só chegou mais de 20 anos depois de sua estreia na Europa. Conheça ou relembre as gerações do Volkswagen Polo que tivemos por aqui.
O Polo de terceira geração foi lançado no Brasil no final de 1996, e chegou às concessionárias em janeiro do ano seguinte.
Importado da Argentina, foi comercializado apenas na versão sedã e com o nome Polo Classic. Tinha a missão de ocupar o espaço do finado Voyage. Era equipado com o motor AP 1.8, com injeção multiponto e câmbio manual de cinco marchas.
O modelo não fez tanto sucesso e saiu de cena no Brasil em 2002, com o lançamento do Polo de quarta geração. Já na Argentina, o modelo continuou vivo até 2008, com uma reestilização exclusiva para o mercado local.
O Polo de quarta geração estreou no Brasil em 2002, com uma defasagem de poucos meses em relação ao carro europeu. Feito em São Bernardo do Campo (SP) nas carrocerias hatch e sedã, teve motores 1.0 16V, 1.6 e 2.0, e a opção do câmbio automatizado I-Motion.
Esta quarta geração teve uma vida bem mais longa por aqui do que na Europa. Durou até 2014, enquanto no mercado europeu o substituto estava nas ruas desde 2009. Tempo suficiente para o modelo estrear novas tecnologias, como um motor flex sem o tanque de partida a frio.
A plataforma desse Polo de quarta geração foi aproveitada também no compacto Fox, que só saiu de cena em 2021.
Do Polo de quarta geração partimos diretamente para o carro de sexta geração, lançado em 2017 praticamente junto com o equivalente europeu.
Com posicionamento compacto premium, ocupava no lançamento o espaço entre os também nacionais Fox e o Golf. Tinha versões com motor 1.0 aspirado e turbo, além do 1.6 aspirado. Em 2020, estreou na linha o esportivo GTS, com motor 1.4 de 150 cv de potência.
Reestilizado em 2022, o modelo foi reposicionado e ganhou as novas versões de entrada Robust e Track, que passaram a ocupar o posto de carros mais acessíveis da Volkswagen no Brasil.