Polo 50 anos: as gerações que tivemos no Brasil

Compacto da Volkswagen, o Polo surgiu como um Audi e já está em sua sexta geração; veja os carros que tivemos no Brasil

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Polo 50 anos: as gerações que tivemos no Brasil
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Volkswagen Polo completa 50 anos de história em 2025. De lá para cá, esse compacto soma seis gerações e mais de 20 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo. Inclusive, fechou 2024 como o carro de passeio mais emplacado no Brasil.

O Polo original foi lançado em março de 1975 e era, basicamente, uma variação do hatch Audi 50 com o logo da Volkswagen. Posicionado abaixo do Golf na linha, tinha a tarefa de brigar contra outros modelos urbanos, como o Fiat 127 (o 147 dos europeus).

Já no Brasil, o compacto europeu só chegou mais de 20 anos depois de sua estreia na Europa. Conheça ou relembre as gerações do Volkswagen Polo que tivemos por aqui.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Polo 50 anos: as gerações que tivemos no Brasil

Polo Classic

O Polo de terceira geração foi lançado no Brasil no final de 1996, e chegou às concessionárias em janeiro do ano seguinte.

Importado da Argentina, foi comercializado apenas na versão sedã e com o nome Polo Classic. Tinha a missão de ocupar o espaço do finado Voyage. Era equipado com o motor AP 1.8, com injeção multiponto e câmbio manual de cinco marchas.

O modelo não fez tanto sucesso e saiu de cena no Brasil em 2002, com o lançamento do Polo de quarta geração. Já na Argentina, o modelo continuou vivo até 2008, com uma reestilização exclusiva para o mercado local.

O sedã Classic foi o primeiro Polo oferecido no mercado brasileiro
Crédito: Divulgação
toggle button

Polo (4ª geração)

O Polo de quarta geração estreou no Brasil em 2002, com uma defasagem de poucos meses em relação ao carro europeu. Feito em São Bernardo do Campo (SP) nas carrocerias hatch e sedã, teve motores 1.0 16V, 1.6 e 2.0, e a opção do câmbio automatizado I-Motion.

Esta quarta geração teve uma vida bem mais longa por aqui do que na Europa. Durou até 2014, enquanto no mercado europeu o substituto estava nas ruas desde 2009. Tempo suficiente para o modelo estrear novas tecnologias, como um motor flex sem o tanque de partida a frio.

A plataforma desse Polo de quarta geração foi aproveitada também no compacto Fox, que só saiu de cena em 2021.

O Polo E-Flex foi o primeiro Volkswagen "flexível" sem o tanque de gasolina da partida a frio
Crédito: Divulgação
toggle button

Polo 6ª geração

Do Polo de quarta geração partimos diretamente para o carro de sexta geração, lançado em 2017 praticamente junto com o equivalente europeu.

Com posicionamento compacto premium, ocupava no lançamento o espaço entre os também nacionais Fox e o Golf. Tinha versões com motor 1.0 aspirado e turbo, além do 1.6 aspirado. Em 2020, estreou na linha o esportivo GTS, com motor 1.4 de 150 cv de potência.

Reestilizado em 2022, o modelo foi reposicionado e ganhou as novas versões de entrada Robust e Track, que passaram a ocupar o posto de carros mais acessíveis da Volkswagen no Brasil.

Equipado com motor 1.4 turbo de 150 cv de potência, o GTS é a opção esportiva da linha Polo
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
toggle button

Vídeo relacionado

Veja também

Comentários