Primeiras impressões: Fiat Argo Drive 1.0

Será que a versão de entrada do novo hatch da Fiat tem argumentos para ser considerado um bom 1.0?

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Primeiras impressões: Fiat Argo Drive 1.0
Marcelo Monegato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O tempo me ensinou que carro 1.0 competitivo não é aquele que seduz, mas que convence. Que transforma suas qualidades pontuais, que normalmente não são muitas, em argumentos convincentes de compra. A pergunta que fica então é a seguinte: será que o novo Fiat Argo Drive 1.0, que poderá representar cerca de 35% de todas as vendas do modelo, tem capacidade para ser competitivo diante da dura concorrência? É o que vamos ver a partir de agora...

Fiat Argo Drive 1.0 manual
Crédito: Fiat Argo Drive 1.0 manual
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Partindo de R$ 46.800, o Argo vem de série com ar-condicionado, travas e vidros (dianteiros) elétricos, ISOFIX para fixação da cadeirinha de criança e direção elétrica progressiva. Como opcionais, a Fiat disponibiliza Kit Multimídia (R$ 1.990), que oferece central Uconnect com tela de 7 polegadas sensível ao toque e tecnologia compatível com Android Auto e Apple CarPlay; Kit Parking (R$ 1.200), formado por sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré; e Kit Convenience (R$ 1.200), com retrovisores externos elétricos com função Tilt Down e vidros elétricos traseiros. Completinho, incluindo uma pintura metálica ou perolizada, que sai por R$ 1.600, o Argo Drive 1.0 custa R$ 52.790.

Os custos de manutenção das seis primeiras revisões periódicas, que acontecem a cada 10.000 km ou 12 meses, é de R$ 2.784. Com relação ao seguro, o valor médio da apólice ficou em R$ 2.460, com franquia em R$ 2.915, de acordo com cotação realizada junto ao Autocompara.

TESTE DRIVE

O Argo Drive 1.0 é equipado com motor 1.0 6V Firefly bicombustível de até 77 cv de potência a 6.250 rpm e torque de 10,9 kgf.m a 3.250 rotações (80% entregue já a 2.500 giros), quando abastecido com etanol. Rodando pelas ruas de São Paulo, a desenvoltura do Fiat surpreendeu positivamente com acelerações e retomadas vigorosas. Para ser sincero, em algumas oportunidades, o Argo chegou a ser divertido ao volante. Afinal, quem, dentro de um 1.0, não se sente bem ao ultrapassar um veículo mais potente em uma subida?

 Fiat Argo Drive 1.0 manual
Fiat Argo Drive 1.0 manual
Legenda: Fiat Argo Drive 1.0 manual
Crédito: Fiat Argo Drive 1.0 manual
toggle button

O grande responsável pelo Argo Drive 1.0 ser voluntarioso e divertido é o bom trabalho feito com a transmissão manual de cinco marchas. De acordo com a engenharia da marca, trata-se do mesmo câmbio de outros modelos com motor Firefly, mas com uma relação encurtada no diferencial. A única ressalva que faço, mas aqui é mais uma questão de gosto pessoal, é que os engates fossem mais curtos e precisos. Em termos de desempenho, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 13,4 segundos e a velocidade máxima é de 162 km/h – números com álcool no tanque.

O interessante é que os números de consumo acabaram não sendo prejudicados, especialmente no perímetro urbano. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro, o Fiat Argo Drive 1.0 faz, na cidade, 9,9 km/l (etanol)/14,2 km/l (gasolina). Durante o teste, e com derivado de cana alimentando o motor, consegui cravar 9,7 km/l. Já na estrada, os índices foram de 10,7 km/l (etanol)/15,1 km/l (gasolina).

Os custos de manutenção das seis primeiras revisões periódicas, que acontecem a cada 10.000 km ou 12 meses, é de R$ 2.784. Com relação ao seguro, o valor médio da apólice ficou em R$ 2.460, com franquia em R$ 2.915, de acordo com cotação realizada junto ao Autocompara.

Um ponto que ajuda a manter estes números de maneira competitiva é o fato de a função Start-Stop, que desliga o carro quando paramos o Argo em um semáforo, ser de série. O único incômodo – e mesmo assim muito leve – acontece quando o motor, após ‘descansar’ por alguns segundos, volta a funcionar. Por se tratar de um três cilindros, a vibração acaba sendo mais sentida. É possível desativar a função a partir de um botão no console central. Fica ao gosto do 'motora'...

Aliás, está vibração do Start-Stop é algo que desaparece com o Argo em movimento. É nitidamente menos 'trêmulo' que outros modelos de três 'canecos'. Em velocidades medianas, típicas de uma grande cidade (de 60 km/h a 90 km/h), o ruído é mínimo, não atrapalhando o bate-papo entre os passageiros. Claro que ao abusar um pouco mais do acelerador, os cilindros falam mais alto e as vibrações são mais sentidas.

Fiat Argo Drive 1.0 manual
Crédito: Fiat Argo Drive 1.0 manual
toggle button

A posição ao volante é boa. Com regulagens de altura do banco do motorista e da coluna de direção. No entanto, um ajuste de profundidade da coluna de direção poderia deixar o Argo ainda mais sob medida ao motorista. Destaque positivo para a excelente empunhadura do volante multifuncional, que de maneira muito prática e intuitiva controla as funções do computador de bordo com tela em TFT de 3,5 polegadas.

Outro ponto que vinha sendo uma desvantagem para a Fiat diante da concorrência – especialmente diante dos arquirrivais Chevrolet Onix e Hyundai HB20 -, mas no Argo o coloca em pé de igualdade com os demais, é o acabamento. Apesar dos plásticos por todas as partes, os materiais são texturizados e agradáveis ao toque. Os encaixes das peças também estão sem folgas acima do aceitável.

Fiat Argo Drive 1.0 manual
Crédito: Fiat Argo Drive 1.0 manual
toggle button

CONCLUSÃO

Respondendo à pergunta do primeiro parágrafo, a resposta é “sim”, o Fiat Argo Drive 1.0 tem bons argumentos para ser competitivo. Tem um conjunto mecânico trabalhado para entregar boa performance dentro de sua performance urbana e consumo de combustível competitivo. Apresenta uma lista de equipamentos de série que atende à necessidade do consumidor deste tipo de veículo e opcionais que entregam algo mais – caso da câmera de ré e da central multimídia Uconnect compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

O único ponto que não me convenceu é o preço. Acho que dava para a Fiat ser mais ousada e tocar o terror na concorrência com um valor mais em conta. Lembrando que Chevrolet Onix LT 1.0 manual e Hyundai HB20 Comfort 1.0 manual partem de R$ 46.150 e R$ 42.500, respectivamente.

VÍDEO: FIAT ARGO HGT 1.8 AUTOMÁTICO

Comentários