Há dez anos era impensável o mercado de carros elétricos seminovos e usados. As opções eram escassas, com preços bem elevados e os motoristas ainda muito desconfiados com a infraestrutura de recarga.
Nos últimos anos, contudo, essa questão do abastecimento, ou melhor, recarga vem sendo superada com o crescimento (tímido, é verdade) dos pontos de recarga, além das alternativas oferecidas pelas próprias montadoras de carregadores residenciais (wallbox).
Da mesma forma, os preços dos modelos zero quilômetro vêm caindo, o que movimenta o mercado e força uma mudança nos valores de usados e seminovos nesse segmento.
Em vez dos R$ 119 mil cobrados pelo modelo elétrico zero de entrada atualmente, já é possível encontrar seminovos e usados pouco rodados, ainda na garantia e em boa condição na faixa dos R$ 90 mil. No estoque da Webmotors, o maior ecossistema de compra e venda de carros e motos do Brasil, há alternativas desde os subcompactos até hatches nessa faixa.
Se é isso que você busca, fizemos uma lista com os quatro modelos de elétricos disponíveis no nosso estoque e preço de até R$ 100 mil.
JAC E-JS1
O subcompacto E-JS1, da JAC, é o primeiro da lista e pode ser encontrado com preços a partir de R$ 95 mil. O modelo tem motor capaz de render 62 cv de potência e 15,3 kgf.m de torque. A bateria tem 30,2 kWh de capacidade e autonomia para rodar por até 161 quilômetros, segundo o Inmetro. O modelo é compacto, mas está homologado para levar até cinco pessoas. Clique aqui e veja a oferta.
Uma das unidades que encontramos à venda no estoque da Webmotors é anunciada por R$ 95 mil em Brasília (DF). O modelo tem pouco mais de 29 mil quilômetros rodados e faz parte da linha 2021.
Notícia relacionada: Testamos um JAC e-JS1 com 120 mil km
JAC IEV20
O JAC IEV20 foi vendido por aqui entre 2020 e o ano passado. O modelo foi o primeiro carro de passeio 100% elétrico da marca chinesa à venda por aqui. Pouco maior em porte que o E-JS1, o modelo tem motor que entrega 68 cv e 21,9 kgf.m de torque. A capacidade da bateria é de 41 kWh e a autonomia fica em 320 quilômetros no padrão NEDC.
Um proprietário do modelo de Porto Alegre (RS) pede R$ 99 mil pela sua unidade, ano 2020, que tem pouco mais de 52 mil quilômetros rodados. O subcompacto parece estar em ótimas condições, tem garantia de fábrica ainda e acompanha um adaptador CCS2. Clique aqui e veja a oferta.
Chery iCar
Outro subcompacto, o Chery iCar também pode ser encontrado com boas ofertas no mercado de seminovos. O modelo super compacto de duas portas leva somente quatro passageiros e tem autonomia para rodar por até 197 quilômetros (Inmetro).
A mecânica usada no modelo é formada por uma unidade de 61 cv e torque de 15,3 kgf.m. O conjunto é controlado por uma transmissão CVT. A bateria tem 30 kWh e função de recarga rápida em até 37 minutos.
No estoque da Webmotors, encontramos uma unidade praticamente zero com pouco mais de 6 mil quilômetros por R$ 99.300. Anunciado por um proprietário de São Paulo (SP), o modelo está cerca de R$ 14 mil abaixo da Fipe. Clique aqui e veja a oferta.
Notícia relacionada: Kwid E-Tech, JAC e-JS1 e Caoa Chery iCar sem enfrentam
Renault Zoe
A Renault foi pioneira ao trazer para o mercado brasileiro um modelo elétrico lá em 2018. O Zoe, que saiu de linha em setembro último, tinha porte pouco maior que um Kwid, e entregava um nível superior em equipamentos, acabamento e desempenho. Os preços, contudo, não eram tão competitivos.
A motorização começou com 92 cv de potência nas primeiras linhas e subiu para 135 cv a partir de 2021. A autonomia, segundo o Inmetro, é de 254 quilômetros.
Atualmente, é possível encontrar unidades com preços bastante interessantes da primeira linha. Uma delas é anunciada por um proprietário de Ipatinga (MG) por R$ 99.900, que é cerca de R$ 25 mil abaixo do valor pedido na Fipe. O modelo tem pouco mais de 45 mil quilômetros rodados e segue coberto pela garantia de fábrica. Clique aqui e veja a oferta.