Sabe aquele papo de que muitas das profissões do futuro ainda nem existem? Com os rivais do novo SUV da Fiat isso é quase uma verdade suprema. O modelo, que acaba de ser revelado no Big Brother Brasil, vai brigar em um segmento que ainda receberá muitas novidades.
Por enquanto conhecido como Progetto 363, o novo SUV da Fiat também ainda nem tem nome. Mas, pelo menos, em breve saberá qual entre os três (Domo, Pulse e Tuo) será o escolhido. Panorama mais claro do que o que o carro enfrentará como concorrentes.
Isso porque boa parte deste segmento ainda será formada nos próximos dois anos. Sâo crossovers que se engalfinharão na base do mercado de utilitários esportivos compactos em breve. Veja quais são (e quais serão) os rivais do novo SUV da Fiat.
Recentemente lançado na Indonésia, o Daihatsu Rocky (também conhecido em outros mercados como Toyota Raize) será o modelo de entrada da marca por aqui. Tem 3,99 metros de comprimento e 2,52 m de entre-eixos, e usa uma versão simplificada da plataforma TNGA, que serve ao Corolla e ao Corolla Cross. Pode chegar em 2023.
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" width="1900" height="600" data-type="foto_quadrada" srcMobile="https://www.webmotors.com.br/wp-content/uploads/2020/10/08113205/Chery-Tiggo-2-2021-2-730x410.jpg" class="fixedimage size-foto_quadrada wp-image-718128" src="https://www.webmotors.com.br/wp-content/uploads/2020/10/08113205/Chery-Tiggo-2-2021-2.jpg"/> Chery Tiggo 2 é o SUV compacto entre os mais baratos do mercado brasileiro[/caption]
O Caoa Chery Tiggo 2 é um dos poucos concorrentes do novo SUV da Fiat que já existe. Com custo-benefício agressivo, também é um dos raros crossovers do mercado que começam com preço abaixo dos R$ 80 mil. Este ano o modelo vai passar por um face-lift, que já foi registrado no INPI.
O mini-Kicks será lançado na Ásia em 2022 e é forte candidato à produção em Resende (RJ) já a partir do ano que vem. Seria um veículo de volume para ocupar o buraco deixado pelo fim do March, não só no portfólio da Nissan no Brasil, como também na linha de produção fluminense.
A nova geração do compacto será lançada em outubro, inicialmente como um hatch altinho. Mas desta plataforma - uma versão baixo custo da CMP do novo Peugeot 208 - virá, além de um sedã, um SUV no primeiro semestre de 2022, com estilo inspirado no C3 XR chinês.
A marca japonesa deu um tapa no visual do WR-V no ano passado e criou uma nova versão de acabamento para o modelo segurar as pontas na base do mercado de crossovers. Mesmo assim, o modelo tem preços a partir de R$ 91 mil e é visto mais como um Fit bombado do que um SUV.
O SUV do Kwid (de fato) é este carro que está cotado para ser produzido no Brasil a partir de 2022. Lançado na Índia, o modelo usa a mesma arquitetura CMF-A+ do Nissan Magnite. Com 4 m de comprimento e 2,50 m de entre-eixos, é 30 cm maior e tem 8 cm a mais de entre-eixos que o hatch subcompacto.
Outro futuro rival do novo SUV da Fiat pode ser o Venue. Mais um projeto de origem indiana, tem porte similar ao Kiger: 3,99 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,60 m de altura e 2,50 m de entre-eixos. A Hyundai estuda produzi-lo em Piracicaba (SP) para o carro ficar abaixo do Creta e matar o HB20X. Coisa para 2023.
O modelo pode ser uma alternativa de baixo custo para a GM ter um concorrente para o novo SUV da Fiat. Isso porque o Groove usa justamente a plataforma antiga do Tracker - cujo modelo novo hoje custa quase R$ 100 mil. Por isso mesmo, é maior que boa parte dos exemplares desta lista: 4,22 m de comprimento e 2,55 m de entre-eixos.
Este ainda é um projeto que está na fase conceito. Mas o fato de usar a mesma arquitetura simplificada do novo Citroën C3 pode facilitar as coisas para o SUV ser produzido em Porto Real (RJ). Se virar realidade, será baseado no estudo HR1 e chegará só depois de 2023.