RAM 1500 Limited: uma gigante para desfilar

Nova variação da picapona é feita para quem quer o unir o porte imponente com a sofisticação dos carros de alto luxo

  1. Home
  2. Lançamentos
  3. RAM 1500 Limited: uma gigante para desfilar
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

De veículos utilitários e puramente práticos, os SUVs e picapes avançaram nas últimas décadas para tomar o lugar dos tradicionais modelos de luxo. A RAM dá mais uma prova disso no mercado brasileiro ao lançar a 1500 Limited, variação da picape que chega para encantar o público em busca de luxo e sofisticação.

De fato, a RAM 1500 Limited mira em um público bem específico: aquele que pirou com a recém-chegada F-150, que desembarcou no Brasil com uma pegada mais luxuosa que a da aventureira (e quase off-road) RAM 1500 Rebel.

E garanto a vocês: antes mesmo de dar a partida na nova picape da RAM, já é possível afirmar que o modelo da Ford acaba de ganhar um forte concorrente. Confira também o meu teste em vídeo:

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A RAM 1500 Limited

A Limited e a Rebel compartilham o mesmo conjunto mecânico. Mas como um cowboy que troca a traia pelo terno, a Limited aposta em um visual mais urbano.

A lista de mudanças começa pela grade frontal, que tem desenho exclusivo e é totalmente cromada. Aliás, cromados não faltam nessa picape e estão presentes até nas rodas de 22 polegadas, calçadas com pneus de perfil mais baixo que aqueles usados na Rebel.

As enormes rodas de 22 polegadas estão entre os destaques da 1500 Limited
toggle button

Vale destacar, porém, que o comprador pode optar pela configuração Night Edition, na qual os cromados são trocados por peças com acabamento em preto brilhante - que dão um visual bem intimidador para essa picape.

Outra novidade são os estribos com acionamento elétrico, que ficam escondidos sob a carroceria e só aparecem na hora de entrar na cabine.

Elementos como a tampa dupla na caçamba e as RAM boxes estão presentes na nova variação
toggle button

A lista de mudanças em relação à 1500 Rebel segue também no interior. Saem de cena os materiais com acabamento na cor vermelha, e surgem elementos na cor preta.

O resultado é uma cabine praticamente monocromática nesta cor. Mas essa monotonia visual é quebrada por alguns acabamentos em cinza. Apesar disso, o resultado é um visual bem classudo e condizente com a proposta do modelo.

O interior da RAM 1500 Limited é praticamente monocromático - apenas alguns detalhes são em cinza
Crédito: Divulgação
toggle button

Equipamentos

De série, a RAM 1500 Limited tem um pacote de equipamentos tão grande quanto seu tamanho: painel digital de 12 polegadas, central multimídia também com tela de 12 polegadas, retrovisor interno digital, seis airbags, carregador de celular por indução, som premium Harman Kardon com 19 alto-falantes e subwoofer.

A lista inclui ainda faróis direcionais de LED com facho alto automático, pedais e coluna de direção com ajustes elétricos, bancos aquecidos, ventilados e com ajustes elétricos, teto solar panorâmico e ar-condicionado automático de duas zonas.

O teto solar panorâmico é um dos equipamentos presentes na enorme lista de equipamentos da picape
toggle button

Já o pacote tecnológico tem câmera 360°, assistente de estacionamento semi-autônomo, controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro, frenagem autônoma, assistente de manutenção em faixa, monitor de pontos cegos e tráfego cruzado na traseira, head-up display e cancelamento ativo de ruídos.

Mecânica

A RAM 1500 Limited tem um motor 5.7 V8 Hemi de 400 cv e 56,7 kgf.m, com câmbio automático de oito marchas. É  mesmo conjunto visto na Rebel.

Por outro lado, só a Limited tem o modo automático do sistema de tração 4x4 (que faz o gerenciamento automático da distribuição da força entre as rodas) e o sistema de suspensão a ar.

Além de nivelar automaticamente a altura do veículo de acordo com a carga, a suspensão a ar tem cinco níveis de altura e pode ser regulada por um botão no painel ou por meio da chave.

A suspensão a ar garante conforto acima da média para a nova picape da RAM
Crédito: Divulgação
toggle button

Como anda?

Pudemos testar rapidamente a RAM 1500 Limited em um curto trajeto na região de Barueri (SP). O motor V8 a gasolina, que já havia nos encantado na versão mais parruda, segue agradando nessa configuração mais urbana, com respostas rápidas acompanhadas de um ronco grave.

Mas de tirar o chapéu é o sistema de suspensão a ar, que garante uma rodagem ainda mais confortável do que na Rebel, mas supreendentemente sem deixar a carroceria rolar de maneira exagerada. Algo que seria mais do que esperado em uma máquina de mais de 2,6 toneladas.

E digo mais: a Limited é uma escolha mais acertada se os seus passeios e viagens incluírem mais asfalto do que estradinhas de terra. Justamente pelo nível de conforto superior e ainda mais americano do que na variação aventureira da linha.

O ponto negativo desse ganho em conforto é que a 1500 Limited perde capacidade de carga na caçamba, que baixa de 610 quilos para 528 quilos. Mas a picape pode rebocar até 3,6 toneladas. Ainda é uma marca ainda muito respeitável, mas abaixo das cinco toneladas da 1500 parruda.

Mais cara, a Limited Night Edition troca os cromados pelos elementos em preto brilhante
Crédito: Divulgação
toggle button

Mercado

A RAM 1500 Limited estreia no mercado brasileiro em duas configurações: a Limited "cromada", que sai por R$ 529.990, e a Night Edition, por R$ 539.990. Esses preços posicionam a nova picape bem acima da Rebel (R$ 476.425, em sua configuração mais completa) e até mais cara que a Ford F-150 Platinum (R$ 509.990).

De qualquer forma, o preço parece ser um detalhe para a RAM, que quer transformar essa 1500 Limited em um produto exclusivo e para poucos (e selecionadíssimos) clientes. Até o fim do ano, serão importadas para o Brasil apenas 600 unidades da versão. Quem perder a sua, terá que esperar até 2024.

Quer saber mais informações sobre o carro que deseja comprar? Clique aqui e acesse o Catálogo da Webmotors.

Tags:RAM
Comentários