De veículos utilitários e puramente práticos, os SUVs e picapes avançaram nas últimas décadas para tomar o lugar dos tradicionais modelos de luxo. A RAM dá mais uma prova disso no mercado brasileiro ao lançar a 1500 Limited, variação da picape que chega para encantar o público em busca de luxo e sofisticação.
De fato, a RAM 1500 Limited mira em um público bem específico: aquele que pirou com a recém-chegada F-150, que desembarcou no Brasil com uma pegada mais luxuosa que a da aventureira (e quase off-road) RAM 1500 Rebel.
E garanto a vocês: antes mesmo de dar a partida na nova picape da RAM, já é possível afirmar que o modelo da Ford acaba de ganhar um forte concorrente. Confira também o meu teste em vídeo:
A Limited e a Rebel compartilham o mesmo conjunto mecânico. Mas como um cowboy que troca a traia pelo terno, a Limited aposta em um visual mais urbano.
A lista de mudanças começa pela grade frontal, que tem desenho exclusivo e é totalmente cromada. Aliás, cromados não faltam nessa picape e estão presentes até nas rodas de 22 polegadas, calçadas com pneus de perfil mais baixo que aqueles usados na Rebel.
Vale destacar, porém, que o comprador pode optar pela configuração Night Edition, na qual os cromados são trocados por peças com acabamento em preto brilhante - que dão um visual bem intimidador para essa picape.
Outra novidade são os estribos com acionamento elétrico, que ficam escondidos sob a carroceria e só aparecem na hora de entrar na cabine.
A lista de mudanças em relação à 1500 Rebel segue também no interior. Saem de cena os materiais com acabamento na cor vermelha, e surgem elementos na cor preta.
O resultado é uma cabine praticamente monocromática nesta cor. Mas essa monotonia visual é quebrada por alguns acabamentos em cinza. Apesar disso, o resultado é um visual bem classudo e condizente com a proposta do modelo.
De série, a RAM 1500 Limited tem um pacote de equipamentos tão grande quanto seu tamanho: painel digital de 12 polegadas, central multimídia também com tela de 12 polegadas, retrovisor interno digital, seis airbags, carregador de celular por indução, som premium Harman Kardon com 19 alto-falantes e subwoofer.
A lista inclui ainda faróis direcionais de LED com facho alto automático, pedais e coluna de direção com ajustes elétricos, bancos aquecidos, ventilados e com ajustes elétricos, teto solar panorâmico e ar-condicionado automático de duas zonas.
Já o pacote tecnológico tem câmera 360°, assistente de estacionamento semi-autônomo, controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro, frenagem autônoma, assistente de manutenção em faixa, monitor de pontos cegos e tráfego cruzado na traseira, head-up display e cancelamento ativo de ruídos.
A RAM 1500 Limited tem um motor 5.7 V8 Hemi de 400 cv e 56,7 kgf.m, com câmbio automático de oito marchas. É mesmo conjunto visto na Rebel.
Por outro lado, só a Limited tem o modo automático do sistema de tração 4x4 (que faz o gerenciamento automático da distribuição da força entre as rodas) e o sistema de suspensão a ar.
Além de nivelar automaticamente a altura do veículo de acordo com a carga, a suspensão a ar tem cinco níveis de altura e pode ser regulada por um botão no painel ou por meio da chave.
Pudemos testar rapidamente a RAM 1500 Limited em um curto trajeto na região de Barueri (SP). O motor V8 a gasolina, que já havia nos encantado na versão mais parruda, segue agradando nessa configuração mais urbana, com respostas rápidas acompanhadas de um ronco grave.
Mas de tirar o chapéu é o sistema de suspensão a ar, que garante uma rodagem ainda mais confortável do que na Rebel, mas supreendentemente sem deixar a carroceria rolar de maneira exagerada. Algo que seria mais do que esperado em uma máquina de mais de 2,6 toneladas.
E digo mais: a Limited é uma escolha mais acertada se os seus passeios e viagens incluírem mais asfalto do que estradinhas de terra. Justamente pelo nível de conforto superior e ainda mais americano do que na variação aventureira da linha.
O ponto negativo desse ganho em conforto é que a 1500 Limited perde capacidade de carga na caçamba, que baixa de 610 quilos para 528 quilos. Mas a picape pode rebocar até 3,6 toneladas. Ainda é uma marca ainda muito respeitável, mas abaixo das cinco toneladas da 1500 parruda.
A RAM 1500 Limited estreia no mercado brasileiro em duas configurações: a Limited "cromada", que sai por R$ 529.990, e a Night Edition, por R$ 539.990. Esses preços posicionam a nova picape bem acima da Rebel (R$ 476.425, em sua configuração mais completa) e até mais cara que a Ford F-150 Platinum (R$ 509.990).
De qualquer forma, o preço parece ser um detalhe para a RAM, que quer transformar essa 1500 Limited em um produto exclusivo e para poucos (e selecionadíssimos) clientes. Até o fim do ano, serão importadas para o Brasil apenas 600 unidades da versão. Quem perder a sua, terá que esperar até 2024.
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