Quanto tempo você acha que um carro deveria durar antes de mudar? No caso da RAM Rampage, foi exatamente um ano e cinco meses. Esse foi o tempo entre o início da pré-venda do novo modelo de entrada da marca de picapes da Stellantis e o lançamento da linha 2025.
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Além das habituais mudanças na lista de equipamentos, a Rampage 2025 chega ao mercado com duas importantes novidades. A primeira delas é o lançamento no Brasil da versão de entrada Big Horn, que, inclusive, é equipada com outra grande novidade da linha: o motor 2.2 turbo-diesel.
Confira a seguir o que mudou na picape e quais foram as primeiras impressões deixadas pela Rampage 2025 com o motor 2.2 turbo-diesel.
Já adianto que a Rampage 2025 não sofreu mudanças estéticas. Nem era de se esperar algo assim. Afinal, esse é um produto ainda bastante "fresco" no mercado.
Como eu falei acima, a novidade na gama foi a chegada da versão Big Horn, que chega às lojas nas próximas semanas e será comercializada apenas com novo motor diesel, câmbio automático e tração 4x4.
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Olhando para a foto, fica claro que essa Rampage Big Horn é uma picape de entrada. A grade frontal com poucos cromados e as rodas de 17 polegadas de visual simples e pintura prateada deixaram essa picape com cara de "irmã careta" em uma família de pessoas descoladas.
Duvida? Basta comparar a novata com a luxuosa e cheia de cromados Laramie, a aventureira Rebel e a esportiva - e quase insana - Rampage R/T.
Mas a economia dessa Rampage Big Horn não está só no visual mais contido. Na comparação com a Rampage Rebel, a Big Horn também perdeu equipamentos e não vem de fábrica com itens como os airbag de joelho para o motorista, faróis com acendimento automático e o pacote ADAS.
Com a entrada na linha da versão Big Horn, a Rampage 2025 passa a estar disponível em seis configurações: Big Horn 2.2 diesel, Rebel 2.2 diesel, Rebel 2.0 gasolina, Laramie 2.2 diesel, Laramie 2.0 gasolina e R/T 2.0 gasolina.
A Rampage ganhou novos conteúdos em todas as versões. Na Rebel, as novidades são a capota marítima e os pneus Pirelli Scorpion All Terrain Plus na opção com motor 2.2 turbo-diesel.
Na luxuosa Laramie, entraram na lista de itens de série a capota marítima, o som premium Harman Kardon com 10 alto-falantes, banco do passageiro com ajustes elétricos, iluminação ambiente de LED e as luzes de cortesia no retrovisor. Na variação esportiva R/T, a única novidade em conteúdo foi a capota marítima.
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De resto, a picape permanece do jeito que veio ao mundo. Apesar do longo entre-eixos de 2,99 metros e das dimensões externas avantajadas, o espaço interno é de SUV compacto.
Mas não falta espaço na dianteira e o nível de acabamento é bom mesmo na nova versão Big Horn. Por outro lado, a área para as pernas é restrita no banco traseiro, mesmo para os passageiros com menos de 1,70 m de altura.
Ou seja: se sua família é composta por jogadores de basquete, então é melhor repensar a compra. Veja aqui a linha completa de equipamentos da Rampage 2025.
O motor 2.2 turbo-diesel chega à linha Rampage substituindo o 2.0 turbo-diesel que equipava o modelo desde o lançamento.
É um propulsor da mesma família, porém o deslocamento aumentado fez a potência do conjunto saltar de 170 cv para 200 cv de potência, enquanto o torque foi de 38,8 kgf.m a 1.750 rpm para 45,9 kgfm a 1.500 rpm.
Esse motor é combinado com o já tradicional câmbio automático de nove marchas, que passou por mudanças na calibração e ganhou um novo conversor de torque, e tração 4x4. E a RAM aproveitou a deixa para mexer também nos freios dianteiros.
Com mais força e potência, o resultado das mudanças aparece nos números: a picape agora acelera de zero a 100 km/h em 9,9 segundos e chega a 196 km/h de velocidade máxima.
A "antiga" Rampage turbo-diesel partia da imobilidade até os 100 km/h em 10,9 segundos e atingia 186 km/h de velocidade máxima.
Além da Big Horn, as versões Rebel e Laramie também são oferecidas com essa nova opção de motorização. Lembrando que a Rebel e a Laramie - além da R/T - continuam disponíveis também com o propulsor 2.0 turbo a gasolina, de 272 cv de potência, que é combinado a um câmbio automático de nove marchas e a tração 4x4.
Com uma caçamba de 980 litros, a Rampage 2025 tem capacidade de carga de 1.015 quilos, nas versões a diesel, e de 750 quilos, nas configurações a gasolina.
O contato com a Rampage 2.2 turbo-diesel foi bem breve: apenas algumas voltas na pista do Circuito Panamericano, no interior de São Paulo, e também em um percurso off-road dentro do complexo.
Mas já foi possível perceber uma boa mudança de comportamento da Rampage. Explico: assim como em outros Stellantis equipados com o "velho" motor 2.0 - como o Jeep Compass e a Fiat Toro - o desempenho da Rampage turbo-diesel era bom, mas não chegava a ser empolgante.
Com o novo motor 2.2 turbo-diesel, a Rampage ficou... na verdade, não chegou a ficar tão empolgante quanto a Rampage a gasolina. Por outro lado, não dá para negar que a picape ficou bem mais ágil nas acelerações e retomadas. E mesmo com esse motor mais vivo, a Rampage 2.2 ficou mais econômica que a antiga 2.0 turbo-diesel.
Compatível com o novo padrão de emissões Proconve L8, que entra em vigor a partir de 2025, a picape registra médias de 10,6 km/l (cidade) e 13,3 km/l (estrada). Com o antigo 2.0 turbo-diesel, as médias eram de 9,9 km/l (cidade) e 12,4 km/l (estrada). Ah, a tecnologia...
Uma coisa não mudou na Rampage: como essa picape é boa de guiar! Dentro e fora do asfalto, é uma caminhonete que se comporta mais como um SUV avantajado do que como um veículo com caçamba. Mérito da plataforma monobloco Small Wide, que é a mesma dos Jeep Commander, Compass e Renegade e da prima Fiat Toro.
Com espaço mais amplo na dianteira do que na traseira, a Rampage é confortável em longas viagens. A posição de guiar também é mais próxima às dos carros de passeio que às dos veículos comerciais.
E não falta tecnologia, já que a - boa - multimídia com tela de 12,3 polegadas e o painel digital configurável de 10,3 polegadas são de série na Rampage desde a versão Big Horn.
A Rampage 2025 chega ao mercado com os seguintes preços:
O preço da versão Big Horn ainda não foi divulgado pela RAM. Mas a expectativa é de que a Rampage mais acessível chegue com valor entre R$ 230 mil e R$ 240 mil.
Lembrando que a Fiat Toro mais cara, a Ranch 2.0 turbo-diesel, sai por R$ 219.990. E a Stellantis é conhecida por escalonar os preços dos produtos das (várias) marcas do grupo.
A Rampage 2025 é uma picape feita para quem gosta do visual das caminhonetes médias, mas ainda prefere a dinâmica e o porte dos SUVs. O que certamente torna a cargueira de entrada da RAM uma opção mais versátil para o uso cotidiano.
Com a adoção do motor 2.2 turbo-diesel, a Rampage 2025 se firmou ainda mais como um degrau natural de evolução para os donos da Fiat Toro. Algo bem conveniente, já que o que não faltam são concessionárias da RAM ao lado das lojas da marca italiana.