Recall: Hyundai Creta tem falha grave no freio

Deslocamento no diafragma do servofreio pode reduzir o vácuo no sistema de frenagem e endurecer o pedal

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Recall: Hyundai Creta tem falha grave no freio
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Hyundai começará a divulgar a partir desta terça-feira (03) um recall do Creta sobre causado pelo sistema de freios, que tem falha considerada de risco - veja mais abaixo.

O chamado envolve modelos novos (2024 e 2025), fabricados entre os dias 12/03/2024 e 16/07/2024. Os chassis envolvidos estão entre os códigos 9BHPB81BBRP136688 e 9BHPB81BBSP158384 (não estão em ordem sequencial). A marca não especificou a versão, mas o chamado envolve somente as configurações equipadas com motor 1.0 turbo e câmbio automático.

Se você tem um Creta, entre em contato com sua concessionária de preferência para fazer o reparo, que é gratuito por lei. O início do atendimento acontece a partir de hoje mesmo, dia 03/09. No caso de dúvidas, a marca coreana oferece o telefone 0800 770 3355 e uma página em seu site oficial.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Hyundai Creta 1.0 Tgdi Flex Platinum Automatico Wmimagem13200405731
Hyundai Creta 1.0 TGDI AT: versão com motor 1.0 turbo e câmbio automático tem falha no freio
Crédito: Reprodução/Webmotors
toggle button

O que há no freio do Hyundai Creta

A marca alega no comunicado que "independentemente do endurecimento do pedal, o sistema de freios continua funcionando - e que basta um esforço físico adicional para o veículo parar".

Mas falha no freio é grave e pode gerar acidentes fatais. Tanto que a Hyundai orienta o proprietário a "interromper o uso do veículo e procurar imediatamente uma concessionária".

A fabricante alega ter identificado um deslocamento no diafragma do servofreio que pode reduzir o vácuo no sistema de assistência de frenagem e endurecer o pedal na hora em que se deve brecar.

Essa redução no vácuo e o endurecimento do pedal exigem uma força maior do motorista na hora de frear. Isso pode aumentar o tempo e a distância necessários para a frenagem e gerar acidentes, que podem trazer danos materiais e lesões físicas graves ou até fatais aos envolvidos.

A solução é simples: substituir o servofreio de todos os carros envolvidos na campanha. A inspeção de todos os veículos convocados e a substituição das peças, se necessários, tem duração de cerca de duas horas.

 

Comentários