Os Jeep ligados na tomada que virão para o Brasil já começam a dar as caras na Europa. A marca norte-americana acaba de apresentar globalmente o Renegade e o Compass em suas versões 4xe. Os utilitários esportivos em inéditas variantes híbridas plug-in serão produzidos na Itália, de onde virão para o Brasil entre o fim de 2020 e início de 2021.
O Renegade 4xe combina o motor turbo a gasolina 1.3 dianteiro - de 130 cv ou 180 cv e 27.5 kgf.m - com um elétrico traseiro de 60 cv e 25,5 kgf.m, alimentado por uma bateria de 11,4 kWh - está é recarregada durante a condução ou por uma tomada externa. A potência combinada pode ser de 190 cv ou 240 cv, conforme a versão.
O SUV compacto nesta variante plug-in usa uma nova transmissão automática de seis marchas e sistema de tração Selec-Terrain. Há tração integral, bloqueio do diferencial, reduzida e controle de descida, além dos modos de direção Automático, Neve, Lama, Areia/Pedra e Sport. Segundo a Jeep, o 0 a 100 km/h é feito em 7,5 s o Renegade é capaz de percorrer até 42 km em modo totalmente elétrico.
O modelo também vem com modos de condução para o conjunto híbrido. São três opções que podem ser acionadas em um botão seletor à frente da alavanca do câmbio, e que atuam também no sistema de recuperação de energia das frenagens.
O Renegade híbrido se difere das demais versões do SUV apenas pela cor azul na logomarca da Jeep e também nos emblemas com o nomes do carro e da versão. E também pela tampinha do lado esquerdo da carroceria do SUV, que traz a porta para carregar a bateria.
Na cabine, quadro de instrumentos com display TFT de 7" e central Uconnect NAV com tela de 8,4". Há acabamentos escurecidos nas saídas de ar, dos alto-falantes e dos painéis dos consoles centrais - na versão topo de linha Trailhawk esses detalhes são vermelhos.
Na Inglaterra, o Renegade híbrido tem preços a partir do equivalente a R$ 220 mil e a marca terá de quebrar a cabeça - e usar muito a calculadora - para fazer esta configuração ter preços competitivos no Brasil.