Agora que você já conhece a RAM Rampage, o mais recente lançamento do mercado brasileiro entre picapes médias, vamos fazer um exercício de reflexão: quais são suas principais concorrentes?
Mas antes, clique aqui se quiser conferir como é o comportamento da picape, seja em circuito on-road ou mesmo no off-road.
Lançada por valores entre R$ 240 mil e R$ 270 mil, preços considerados atrativos para quem também pensa em pós-venda - justamente por compartilhar peças com outros quatro carros de sucesso do cenário nacional -, a Rampage tem como objetivo, claro, liderar a faixa de mercado que ocupará.
Os dois irmãos mais próximos da Rampage acabam sendo competidores, justamente por ocuparem a mesma faixa de mercado que a picape e por terem prestígio em suas respectivas categorias.
O Compass é o SUV médio mais vendido do Brasil há alguns anos e até lembra visualmente a picape da RAM quando visto de perfil - tampe a frente e a caçamba para ver se eles não se parecem.
O modelo briga com a recém-chegada picape nas versões mais caras com motor turbodiesel e até na híbrida 4xe. O Commander, por sua vez, tem proposta diferente, de oferecer sete lugares, mas compete praticamente em todas as faixas de valores.
Os três são praticamente o mesmo carro, mas todos têm clientes diferentes. E isso é ótimo.
Sim, a Fiat Toro também deve estar na cabeça de quem olhará com carinho para uma RAM Rampage justamente por ser uma opção mais urbana e barata que sua, digamos... "prima".
A Fiat Toro é mais leve, tem motor mais fraco e é menor que a Rampage. Mas também custa menos - nas versões a diesel, o valor fica na faixa dos R$ 200 mil.
Mas vamos ser justos: o mais correto seria dizer que vai ter cliente de Toro sonhando com a Rampage.
Pelo preço e por ser uma picape, a Ford Maverick - que agora também é oferecida em versão híbrida - é outra concorrente da Rampage. Até mais do que a Toro, na realidade.
Ambas são picapes construídas com carroceria monobloco, algo que faz das duas o que podemos chamar de "SUVs com caçamba". A RAM Rampage deriva do Compass, enquanto a Ford Maverick é oriunda do Bronco Sport.
Pode ter certeza que o preço inicial das duas, na faixa dos R$ 240 mil, deve dar muita dor de cabeça a quem procura carros modernos com esse tipo de proposta. Mas atenção: a RAM é nacional e terá peças mais baratas.
Nunca duvide de nada no setor automotivo. Quem tem R$ 250 mil na mão normalmente tem em vista carros com propostas parecidas. Mas e quando são dois modelos interessantes com preços próximos?
O Honda Civic híbrido custa R$ 244.900, valor próximo ao que será cobrado pela RAM Rampage na versão inicial Rebel. São dois modelos totalmente diferentes, com propostas distintas e dados quase que incomparáveis.
Mas vai ter gente que olhará para os dois justamente pela faixa de preços. E nós não estamos aqui para julgar. Qualquer compra, entre esses dois, é uma ótima pedida.
Obviamente deixamos para finalizar a lista com os principais concorrentes da RAM Rampage - que serão as versões iniciais e intermediárias de todas as picapes médias à venda no Brasil.
E aqui falamos da líder do segmento Toyota Hilux e também de modelos como Ford Ranger, Chevrolet S10, Volkswagen Amarok, Nissan Frontier, Mitsubishi L200 Triton e ainda da futura Fiat Titano.
A Rampage tem tudo para roubar clientes de TODAS elas, mesmo sendo ligeiramente menor. Mas tem como diferencial justamente o fato de ser uma RAM e trazer todo o nome e a tradição da marca para a categoria.
Esperem para ver.