O Jeep Compass, SUV médio mais emplacado do país desde 2017 e um dos carros mais importantes da marca norte-americana - feito no Brasil desde 2016 - se prepara para ganhar uma inédita versão esportiva e outra com apelo aventureiro, que deverão ser batizadas de "Blackhawk" e "Overland".
A informação vem sendo especulada na imprensa especializada há alguns meses e foi confirmada esta semana pelo WM1 após um bate-papo com uma fonte ligada à empresa. Divulgamos essa informação pela primeira vez em dezembro.
Agora, segundo nossas fontes, temos a data prevista: apresentação entre o final de março e começo de abril, com chegada às lojas prevista para um mês depois, entre o final de abril e começo de maio.
O Jeep Compass Blackhawk terá o motor 2.0 a gasolina (e não flex, importante destacar) de 272 cv e 46,9 kgf.m de torque, com apelo visual esportivado que incluirá rodas escurecidas e escapes duplos. Além disso, promete ter interior com detalhes mais agressivos e ambiente predominantemente escurecido.
Já o Compass Overland deve substituir a atual versão Série S, a topo de linha - ainda não sabemos se isso acontecerá no momento de sua chegada ou nos meses seguintes, mas o primeiro caminho é o mais provável. Essa versão mais "luxuosa" também deverá receber detalhes mais rústicos, assim como acontece no Commander.
Desse modo, o Compass Overland deverá se posicionar como a versão mais cara do SUV com motor térmico, possivelmente no lugar da Limited - isso sem considerar a híbrida, chamada 4xe. Deverá ter bancos e painel revestidos em suede na cor marrom, sistema de som premium Harman-Kardon e teto solar panorâmico
Tudo isso faz parte da padronização de nomenclaturas e de posicionamento dos modelos da Jeep. Do mesmo jeito que a Stellantis já faz com modelos da Fiat e da Ram, o Compass 2025 com motor a combustão deverá posicionar essa duas novas versões no topo: a mais esportiva (Blackhawk) e outra mais rústica (Overland).
Por ora, essas informações estão confirmadas para o Compass, mas essas configurações também devem se estender ao Renegade.
Por quanto? Hoje, a versão de entrada Sport - que recebeu reajuste de R$ 4.600 - parte de R$ 184.990 (antes era R$ 180.390). A versão intermediária Longitude, que manterá o nome, passou de R$ 194.390 para R$ 199.790, aumento de R$ 5.400. Ambas devem seguir com o motor T270 1.3 turboflex.
A versão Longitude a diesel agora custa R$ 248.790 e a "Longitude Dark" foi para R$ 256.790, ambas com aumento de R$ 6.800.
Já as atuais versões posicionadas mais acima, a Limited e a Trailhawk, ambas também movidas por motor a diesel, ficaram R$ 7 mil mais caras: custam R$ 269.990. Hoje, a híbrida 4xe com detalhes inspirados na Série S, importada da Itália, sai por R$ 347.300 - mas sempre tem descontos interessantes.
Nessa linha, é de se esperar que as inéditas versões Overland e Blackhawk cheguem e se posicionem na faixa de cima, ao lado das configurações com motor a diesel - que estão com os dias contados para sair de linha, mas que ainda devem durar mais uma temporada -, custando algo perto de R$ 270 mil.
Importante destacar que nossa fonte também confirmou uma versão intermediária Longitude com o mesmo motor 2.0 a gasolina mais forte da versão Blackhawk, que será criada para ter preço atraente para clientes com menor poder aquisitivo que os das novas versões.
Dessa forma, o line-up de versões do Jeep Compass 2025 deve ficar assim:
A informação de que as versões a diesel sairão de cena na linha 2025 ainda não está confirmada. Portanto deixamos os valores atuais na lista acima. Se isso acontecer, essas versões devem receber promoções interessantes. Saberemos em breve.